loader

Homens armados abatem capacete azul nigerino no Mali

Um capacete azul do contingente nigerino morreu Sexta- feira em Gabo, no Norte do Mali, quando o carro em que seguia foi atacado por dois homens armados não identificados, anuncia um comunicado da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA), transmitido Sábado à PANA, em Bamako.

O capacete azul gravemente ferido durante o ataque sucumbiu depois aos ferimentos durante a sua transferência para o hospital de Gao, precisa o comunicado que indica que uma força de intervenção rápida da MINUSMA se deslocou ao local para garantir a segurança da zona e procurar os criminosos, em colaboração com as forças de segurança malianas.

O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas e chefe da MINUSMA, Mahamat Saleh Annadif, declarou- se “chocado” com o facto de se atacar novamente os soldados da paz. “Estes ataques contra os que trabalham para a paz e a segurança no Mali são totalmente inaceitáveis”, afirmou.

Ele apelou às autoridades malianas para garantir que os seus autores sejam identificados e levados à Justiça. Segundo Annadif, 102 capacetes azuis foram vítimas de actos hostis desde o seu desdobramento, em Julho de 2013, no Mali.

Este ataque acontece depois do atentado que visou o quartel da MINUSMA em Aguelhok, na província de Kida (extremo-Norte), causando a morte de dois capacetes azuis do contingente tchadiano e uma dezena de feridos.

Últimas Notícias