As “castas” brasileiras

As “castas” brasileiras

A condenação e prisão do ex- Presidente Lula da Silva, no Brasil, são eventos que, consoante vai surgindo alguma informação, levantam cada vez mais dúvidas sobre a sua ligação ao estrito cumprimento da lei.

Por: José Kaliengue

No entanto, para quem viu a aberração do circo que se montou para a destituição da Presidente Dilma Rousseff, já nada mais espanta vindo daquele país em termos de golpes sujos na política.

O Brasil, mesmo sem o assumir, é um país com uma espécie de sistema de castas, com uma estrutura mental complexa, arcaica em alguns aspectos. Por outro lado, as hierarquias políticas e judiciais estão tão contaminadas pelo crime que, depois passando para as forças policiais, explicam, por exemplo, todo o tipo de tráfico e a participação de altas individualidades da vida política.

O crime, a corrupção, a impunidade, tudo isso montado num edifício social constituído por castas permite queimar indesejados. Lula foi condenado por ter recebido um apartamento em troca de facilitação de negócios. Não há uma prova material de que Lula, ou algum parente seu seja dono do apartamento.

Não há uma prova de que ele ou algum familiar tivessem pernoitado ou usufruído do apartamento. Não há uma prova directa entre o apartamento e algum acto seu a beneficiar a OAS. Há apenas uma convicção: Lula deve ser condenado, humilhado, preso e afastado da possibilidade de voltar a ser eleito, em nome da estrutura de castas.