Bancos aumentam transacções mas registam ligeira queda nos depósitos

Em Janeiro do presente ano, o mercado monetário interbancário observou, um aumento de 83,12% dos montantes transaccionados, totalizando um fluxo de Kz 1.196,75 mil milhões. Para o economista João Zumba o auemento das transacções é um sinal positivo para a economia

Texto de: Hélder Caculo

O Banco Nacional de Angola fez saber que em Janeiro do presente ano o mercado monetário interbancário observou um aumento de 83,12% dos montantes transaccionados, totalizando um fluxo de Kz 1.196,75 mil milhões.

Entretanto, a banca registou uma contracção nos depósitos totais na ordem dos 14,22% face ao mês anterior e de 13,29% face a Janeiro de 2017. A informação consta no Boletim Económico do BNA referente ao mês de Janeiro.

O economista João Zumba explicou, em entrevista a OPAÍS, que o aumento das transacções é um sinal positivo para o sistema financeiro e para a economia. Em relação à queda registada no total dos depósitos, disse que, por um lado, pode significar que as famílias estão a poupar mais, e, por outro, que o nível de consumo das pessoas aumentou.

“Quando a banca regista queda nos depósitos pode significar que as famílias estão a poupar mais ou que o consumo tenha aumentado”, disse.

Apesar da ligeira queda no total dos depósitos, em termos nominais os depósitos registaram um aumento de 7,27% face ao mês anterior e de 8,44% face ao mês homólogo. O BNA explica que a expansão dos depósitos deveu-se sobretudo ao efeito cambial registado em Janeiro.

O BNA justificou o aumento da procura por liquidez no mercado monetário com o aumento dos montantes das reservas obrigatórias. “O aumento das transacções aumenta a liquidez do mercado interbancário. E, ultimamente, temos estado a verificar muitas enchentes, quer nos balcões, como nos caixas electrónicos, o que é positivo”, explicou o economista.

O Boletim Económico refere ainda que a base monetária em moeda nacional variou negativamente em Kz 95,82 mil milhões no mês em análise, ao passar de Kz 4.518,76 mil milhões em Dezembro de 2017 para Kz 4.422,94 mil milhões em Janeiro de 2018, o que corresponde a uma diminuição de 2,12%.

Quanto ao mercado de crédito, observou-se uma expansão do crédito em moeda nacional em termos reais de 0,49% face ao mês anterior, mantendo-se o crédito abaixo dos níveis registados em 2017. O documento realça ainda que em Janeiro o BNA vendeu USD 998,44 milhões aos bancos comerciais, contra USD 689,67 milhões vendidos no mês de Dezembro de 2017, o que correspondeu a um aumento de 44,77%.

EUR 100 milhões para importação

No seu último leilão, realizado a 5 de Abril, o BNA colocou no mercado primário o montante de EUR 100,0 milhões para assegurar a importação de bens de equipamentos e peças e acessórios.

Da sessão, foi apurada a taxa de câmbio média ponderada de Kz 267,428 por euro, com depreciação de 1,027 pontos percentuais.

Contribuíram para o apuramento da taxa de câmbio de referência 19 dos 26 bancos participantes, tendo a taxa mais alta sido de Kz 268,283 por euro e a mais baixa de Kz 266,959 por euro. Hélder Caculo