Ministro sul-africano das Artes e Cultura prossegue visita de trabalho a Angola

Ministro sul-africano das Artes e Cultura prossegue visita de trabalho a Angola

O ministro sul-africano da Cultura e Artes, Nkosinathi Emmanuel Mthethwa, encontra-se desde Terça-feira, em Luanda, em visita de trabalho, no quadro do reforço dos laços de cooperação entre os dois países.

Durante a sua estadia em Luanda, Nkosinathi Emmanuel Mthethwa, manteve encontros com os governadores de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho e do Cuando Cubango, Pedro Mutindi, tendo visitado igualmente o Memorial do Cuito Cuanavale. Ainda no quadro da sua agenda de trabalho, o governante sul-africano reserva uma discussão em torno do Programa Executivo de Cooperação conjunta 2018 – 2019, visitas ao Complexo das Escolas de Artes – CEARTE, ao Monumento do Soldado Desconhecido, aos museus de História Militar, ao Museu da Antropologia, da Moeda e da Escravatura.

A África do Sul pretende, entre outras áreas, reforçar a cooperação no domínio do património histórico, particularmente nas áreas ligadas à luta de libertação dos povos da África Austral e intercâmbio no domínio das bibliotecas, arquivos e formação artística. Em Novembro de 2017, esteve em Angola uma delegação do Kwazulu Natal que manteve contactos com as direcções do Arquivo Nacional e da Biblioteca Nacional de Angola. A África do Sul foi anfitriã, dias 28 e 29 de Março deste ano, da mesa redonda sobre o património da libertação, que reuniu uma dezena de ministros da Cultura e investigadores de países da SADC.

Os dois países têm como instrumentos de trabalho um acordo geral de cooperação económica, científica e técnico-cultural, assinado em Abril de 1998, e o acordo para o estabelecimento da Comissão de Cooperação Bilateral, rubricado em Novembro de 2000. Na primeira visita do Presidente da República, João Lourenço, à África do Sul, em Novembro de 2017, foram reafirmadas as relações históricas, de amizade e cooperação entre os dois povos e países.