Análise Diária: Índice de Produção Industrial referente ao ano 2017 registou redução média de 5,2%

Análise Diária: Índice de Produção Industrial referente ao ano 2017 registou redução média de 5,2%

O IPI anual ficou marcado por uma maior redução no primeiro trimestre, de 9,4%

POR: Atlantico

Espaço Angola

O Banco Central em Março absorveu do sistema bancário liquidez no montante de 184,89 mil milhões AOA, através de Operações de Mercado Aberto, um aumento de 110,8% face ao mês anterior.  O Índice de Produção Industrial (IPI) referente ao ano de 2017 registou uma redução média de 5,2% em comparação ao ano de 2016.

Espaço Internacional

EUA: A taxa de inflação homóloga referente ao terceiro mês de 2018 atingiu 2,4%, que corresponde a um aumento de 0,2 p.p. em relação à variação apurada no mês de Fevereiro. Reino Unido: A produção industrial registou aumento de 2,2% em Fevereiro face ao período homólogo, que representa uma melhoria de 1 p.p. em comparação ao mês anterior.

Visão Atlantico

O Índice de Produção Industrial (IPI) referente ao ano de 2017 registou uma redução média de 5,2% em comparação ao ano de 2016. Durante o período em análise, o índice foi influenciado pela redução de 9,4% no primeiro trimestre, tendo registado reduções mais ligeiras nos três trimestres seguintes, atingindo no quarto trimestre uma queda moderada de 1,8%. O valor apurado reflecte o desempenho negativo da indústria transformadora, cerca de 5,6%, com a indústria alimentar e a indústria madeireira a registarem maiores reduções de 12,8% e 12,0%, respectivamente. Destaca-se que na indústria extractiva, as actividades petrolífera e diamantífera registaram reduções de 5,5% e 2,7%, respectivamente. A taxa de inflação homóloga nos Estados Unidos da América referente a Abril de 2018 atingiu 2,4%, correspondente a um aumento de 0,2 p.p. em relação à variação do mês de Fevereiro. O aumento da procura de abrigos, assistência médica e por carros e camiões usados em 3,1%, 2,2%, e 0,4%, respectivamente, contribuíram para o aumento dos níveis de preços durante o período em análise. Ressalte-se que a variação apurada representa o maior nível dos últimos 11 meses.