Festival Intercolegial arranca Sábado em Luanda

Festival Intercolegial arranca Sábado em Luanda

A V edição do Festival Intercolegial, envolvendo 50 colégios de Luanda e 30 de Benguela, arranca este Sábado na Capital e Domingo na cidade das “Acácias Rubras”, sob a égide da empresa ACE-Jacinto Jaci

POR: Jorge Fernandes

O concurso, que decorrerá entre os meses de Abril e Outubro, visa incentivar a formação artística e filosófica dos estudantes pela via das diversas manifestações de arte, contribuindo assim para o desenvolvimento académico e artístico dos participantes. Os estudantes serão subtidos a três baterias de provas que envolvem o concurso denominado “Quem sabe sabe”, em que serão aplicadas questões refentes às disciplinas de português, matemática e cultura geral, assim como a categorias de Dança e Música.

O mentor do projecto, Jacinto Jaci, revelou a este jornal que durante o mega evento, designadamente na tenda do Hotel Convenções de Talatona, assim como no Pavilhão Acácias Rubras, os estudantes exibirão as suas potencialidades. Os mesmos farão performances dançantes nos géneros de ballet, contemporânea e africana, exibição de peças teatrais, recitais de poesia e haverá ainda actuação de artistas conhecidos como Big Belo, Pérola, Força suprema, CEF, Yola Araújo, Young Double e outros.

Recrutamento

O responsável declarou que o festival conhecerá três fases, sendo que após à sua abertura, os estudantes passarão à fase de recrutamento em que internamente serão disputadas as categorias de Dança, Música e o “Quem sabe-sabe”, em que apenas um aluno poderá representar a sua instituição na final.

Final

Nessa fase, todos os concorrentes das diferentes instituições regressarão à prova nas diferentes categorias, em que um único vencedor será apurado. Os mesmos serão avaliados por um corpo de jurado, pelo público presente e através da televisão que vai transmitir o concurso, e os votos serão mediante à uma operadora telefónica. Para o concurso “Quem sabesabe” deverão concorrer apenas os alunos finalistas do ensino médio, independentemente do curso que estiver a frequentar, como reitera a organização, justificando-se que este critério impõe-se devido às características do prémio a ser atribuído.

Prémios

Desse modo, o vencedor na categoria “Quem sabe-sabe”, como prémios, recebe um ano pré-pago numa universidade, 200 mil Kwanzas, a compra de material avaliado em 50 mil Kwanzas e a oportunidade de frequentar um estágio profissional na empresa Refriango, através da marca Blue. Na categoria de Dança, o vencedor vai receber 100 mil Kwanzas, oportunidade de formação num grupo de dança no estrangeiro e a sua integração no grupo Blue Dance (com remuneração), ao passo que para Música, os prémios ainda não foram definidos. Do segundo ao quinto lugar, serão todos prestigiados com diplomas de mérito, enquanto os das subsequentes posições, serão agraciados com diplomas de participação.

Novidade

A novidade para presente edição refere-se à participação dos professores no concurso “Quem sabe sabe”, devendo estes disputar com colegas de outras instituições um prémio de um milhão de Kwanzas, sendo 500 mil em valores e os restantes aplicados numa formação em pós-graduação ou de mestrado.