Apoiantes de Lula ocupam triplex: “Se é do Lula, o povo pode ficar”

Apoiantes de Lula ocupam triplex: “Se é do Lula, o povo pode ficar”

Lula é acusado de ter recebido o apartamento em troca de favores à construtora OAS

Diário de notícias

Dois movimentos de apoio a Lula da Silva ocuparam esta Segunda- feira o triplex do Guarujá, o apartamento no centro do caso que levou o ex-Presidente brasileiro a ser condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Lula é acusado de ter recebido o apartamento no Guarujá, uma cidade costeira brasileira perto de São Paulo, em troca de favores à construtora OAS, mas sempre negou que o imóvel lhe pertencesse.

Os manifestantes disseram que foram convidados e que se a casa “é do Lula, o povo pode ficar”. Segundo o jornal Folha de São Paulo, em menos de cinco minutos cerca de 30 militantes dos movimentos MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Tecto) invadiram o complexo, em protesto contra a detenção de Lula. Saltaram um muro, arrombaram a porta reservada à entrada dos banhistas, e subiram até ao apartamento, estendendo uma bandeira na varanda.

“É uma denúncia da farsa judicial que levou Lula a prisão. Se o triplex é dele, então o povo está autorizado a ficar lá. Se não é, precisam explicar por que ele está preso”, disse Guilherme Boulos, coordenador do MTST e pré-candidato a presidência pelo PSOL, citado no El País.

A ocupação assustou os moradores, que chamaram a Polícia. As autoridades negociam a saída dos manifestantes, que gravaram e emitiram a ocupação no Facebook, onde também deixaram o convite para mais se juntarem a eles, num “evento marcado para hoje (ontem, Segunda-feira), amanhã (hoje, Terça-feira) e Quarta-feira