Museu Regional da Huíla com mais de mil peças inventariadas

Museu Regional da Huíla com mais de mil peças inventariadas

Mil e 869 peças de colecção etnográfica, simbolizando hábitos e costumes dos povos do Sul de Angola (Huíla, Cunene, Namibe e Cuando Cubango) estão catalogadas no Museu Regional da província da Huíla desde 2004, algumas em exposição e outras em depósito

A informação foi avançada Segunda-feira à Angop, na cidade do Lubango, pela directora do Museu Regional da Huíla, Soraia Ferreira, tendo detalhado que na colecção constam trezentas peças em exposição e outras mil e 569 que se encontram armazenadas num depósito, devido à falta de espaço na instituição.

Além do conjunto etnográfico, a responsável fez saber que o museu possui igualmente um acervo fotográfico com duas mil imagens, que retratam o processo de construção da cidade do Lubango e penteados tradicionais de mulheres do Sul do país.

“Temos ainda uma colecção com cerca de 200 selos, mil postais e 30 moedas de kwanza e escudos, bem como uma colecção arqueológica do período paleolítico superior, assim como um conjunto bibliográfico com cinco mil livros”, acrescentou.

Referiu que a direcção do museu tem estado a trabalhar para melhorar, cada vez mais, os serviços prestados ao público, com a implementação de diversos projectos, com destaque para o “Museu ao encontro das comunidades” e o “Contador de Estórias”.

Apontou a remodelação da exposição museológica como um dos projectos mais ambiciosos da instituição, tendo salientado que para a materialização desse plano o museu carece de apoios por parte de patrocinadores. Essa remodelação, explicou, tem o objectivo de tornar a exposição mais moderna e atractiva para os visitantes.

O Museu Regional da Huíla alberga ainda uma colecção de etnografia portuguesa, em fase de inventariação, além de estátuas e bustos de personalidades da época colonial como Luís de Camões, João de Almeida, Hagapito de Carvalho, entre outras individualidades.

O museu funciona desde 1956 e possui oito salas temáticas, divididas por áreas que retratam a história e o modo de vida dos povos do Sul de Angola, como a pastorícia e caça, instrumentos