loader

“Lúcio Lara – trajectória de um Combatente” é abordado hoje em conferência

O Memorial Dr. António Agostinho Neto acolhe hoje uma conferência para lembrar a trajectória de Lúcio Lara como combatente da luta armada de libertação nacional, bem como as várias facetas de sua vida O fórum, com início previsto para as 9 horas, é promovido pela Associação Tchiweka de Documentação (ATD), uma instituição privada de utilidade pública, quese dedica à preservação da sua memória. Incluirá testemunhos de companheiros do malogrado, que este mês completaria 89 anos se estivesse em vida, em diferentes fases da sua vida política, bem como duas comunicações académicas sobre temas a ele relacionados.

Paralelamente à Conferência estará patente ao público uma exposição fotográfica focando vários aspectos da vida de Lúcio Lara (Tchiweka), nacionalista e revolucionário, dirigente do MPLA e líder parlamentar, figura cimeira da luta de libertação nacional, cuja vida se pautou pelos princípios que defendia.

Dividida em quatro segmentos a exposição contempla “o combatente e a luta”, com fotografias e informações relacionadas com o seu combate politico e militar até a conquista da independência; “O combatente e o mundo”, o antes e o depois da independência, a sua rede de relações que inclui figuras importantes da cena politica internacional.

“O combatente e a liberdade” retrata o pós-independência, novas lutas de Lúcio Lara como dirigente partidário e líder parlamentar e por último “o combatente e a família” com informação e selecção de imagens da vida pessoal e familiar de Lúcio Lara.
gração

Últimas Notícias