loader

Ministro anuncia atribuição de microcréditos aos jovens

O ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Jesus Maiato, anunciou ontem, no Uíge, a atribuição de microcréditos aos jovens que frequentam os cursos de empreendedorismo no Centro Integrado de Empreendedorismo (CLESE) local.

“O objectivo é, cada vez, mais incentivar os jovens a serem criativos e capazes de gerar a sua própria renda, ante as dificuldades que ainda existem no mercado de trabalho”, declarou à imprensa, momentos após a sua chegada à cidade do Uíge, no quadro de uma visita de trabalho de três dias à província, para constatar o funcionamento dos serviços de formação profissional e de segurança social.

Por outro lado, defendeu a necessidade de um grande trabalho de sensibilização, para que as pessoas saibam a importância que a Segurança Social representa para o futuro dos trabalhadores.

Ademais, segundo a Angop, declarou que o seu pelouro está a reduzir gradualmente o volume de trabalhadores não inscritos na segurança social. Reconheceu a existência de um leque de empresas, as chamadas micro e pequenas empresas, que ainda não abraçaram a cultura jurídica e de protecção social.

O governante considerou positivo o funcionamento dos serviços de formação profissional e da segurança social na província do Uíge. O ministro deslocou-se ao município de Cangola, a 182 quilómetros da cidade do Uíge, com vista a constatar o funcionamento do centro local de formação profissional.

Prvê ainda visitas aos centros profissionais do INEFOP, Pavilhões de Artes e Ofícios nas cidades do Uíge e Negage, assim como a inauguração de um centro de formação feminina no município do Songo, 40 quilómetros a Norte da sede capital da província do Uíge. À sua chegada, Jesus Maiato foi recebido pelo governador Pinda Simão, com quem abordou o funcionamento desses sectores.

Últimas Notícias