Joana Lina assume coordenação de acompanhamento do Bureau Político do MPLA para Benguela

Joana Lina assume coordenação de acompanhamento do Bureau Político do MPLA para Benguela

Joana Lina, membro do Bureau Político e secretária para a Administração e Finanças, é a nova coordenadora do grupo de acompanhamento do MPLA a Benguela, substituindo no cargo Jú Martins

Texto de: Constantino Eduardo em Benguela

O comité provincial do MPLA esteve reunido na sua Quarta Reunião Ordinária, sob a presidência de Rui Falcão, 1º secretário provincial, com o objectivo de tratar assuntos relacionados com a vida interna do partido. A reunião serviu igualmente para apresentar a nova coordenadora do núcleo de acompanhamento do Bureau Político do MPLA para a província de Benguela, Joana Lina.

Enquanto nova coordenadora do mecanismo criado para apoiar os órgãos executivos do partido para acompanhar sistematicamente a província de Benguela, Joana Lina refere que, além do que está estabelecido nos documentos da formação política, o grupo de que é coordenadora far-se-á presente nas actividades que serão desenvolvidas pelas estruturas do partido ao nível local, para transmitir as principais orientações do partido e do seu presidente, com base na agenda política.

A também deputada à Assembleia Nacional quer imprimir dinamismo e trabalho nesta “disputada” praça eleitoral, por isso, acha importante incentivar os militantes a participarem de forma activa na organização e funcionamento das comissões de moradores, das brigadas de vigilância da comunidade e dos conselhos de auscultação e concertação ao nível das comunidades.

“Isto pressupõe, camaradas, que nós estamos aqui para trabalhar. Estamos a contar convosco e, creio, também podem contar com toda a nossa experiência que acumulámos durante esses anos, para que a província de Benguela esteja sempre no topo”, prognosticou. Segundo Ricardo Catumbela, membro do secretariado da Reunião Ordinária, o encontro de Sexta-feira, 20, discutiu e aprovou uma série de documentos, com destaque para a resolução nº 1 da Comissão Executiva do Comité Provincial, de 2018, sobre a cessação de mandatos de membros, resolução nº 2 do referido comité de 2017 sobre preenchimento de vagas, proposta de substituição e reajustamento da composição dos grupos do secretariado da Comissão Executiva.

A Quarta Reunião Ordinária do Comité Provincial do MPLA discutiu e aprovou, igualmente, propostas de substituição e reajustamento da composição dos grupos de acompanhamento do Secretariado da Comissão Executiva aos municípios, de crescimento do partido para o ano de 2018, reajustamento da comissão de disciplina e auditoria, Directiva nº 1 do Secretariado do Bureau Político de 2018 sobre a avaliação de desempenho dos dirigentes e trabalhadores do MPLA e a estratégia sobre o desenvolvimento do turismo na província de Benguela. Por último, os membros aprovaram moções de apoio ao presidente do partido, José Eduardo dos Santos, e ao Presidente da República, João Lourenço.