Chefes de Estado da Dupla Troika da SADC reúnem-se amanhã

Para o encontro desta Terça-feira estão confirmadas as presenças dos estadistas da Namíbia, África do Sul, Zâmbia, Swazilândia, da RDC e do Lesotho, sendo que os presidentes da RDC e do Reino do Lesotho participarão na qualidade de convidados

A situação política na República Democrática do Congo e no Lesotho, bem como a consolidação do processo democrático na Região Austral levou a que os Chefes de Estado e de Governo de Angola, da Namíbia, da Zâmbia, da África do Sul e Swazilândia se juntassem para uma reunião a ter lugar em Luanda, amanhã, Terça- feira, 24.

A cimeira extraordinária da Dupla Troika da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) terá duração de dois dias. Entretanto, desde Domingo que os peritos estão reunidos na capital do país. Para hoje, Segunda- feira, 23, está agendada uma reunião ministerial entre os ministros das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros dos países acima mencionados e da Tanzânia.

O encontro antecede a cimeira dos Chefes de Estado e de Governo, em que deverão ser discutidos, amanhã, os caminhos para ajudar a RDC e o Lesotho a ultrapassar a crise política e social que enfrentam.

Os estadistas da RDC e do Reino do Lesotho participarão na qualidade de convidados, sendo que a Tanzânia far-se-á representar pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros. O evento contará igualmente com a participação dos chefesde- Estado-Maior das Forças Armadas dos países que integram a missão de manutenção da paz no Reino do Lesotho.

Até ao fecho desta edição, neste Domingo, o ministro da Defesa da Namíbia, Penda Ya Ndakolo havia chegado a Luanda. Fez-se acompanhar pelo vice-chefe do Estado-maior do Exército namibiano, Abraham Iilonga e foi recebido no aeroporto de Luanda pelo secretário de Estado da Cooperação, Domingos Vieira Lopes.

Em Luanda está também o ministro da Defesa da Tanzânia, Hussein Ali Mwinyi, e são aguardados os seus homólogos da África do Sul, RDC e Lesotho