Deputados da UNITA levam debate sobre autarquias a todo país

Deputados da UNITA levam debate sobre autarquias a todo país

Começa hoje, em todas as províncias de Angola, uma campanha de sensibilização da população sobre as eleições autárquicas orientada pelos deputados do grupo parlamentar da UNITA.

O porta-voz da UNITA, Alcides Sakala, fez saber que a campanha tem como principal objectivo aferir a real situação das populações e, ao mesmo tempo, debater com as pessoas sobre a importância da realização de eleições autárquicas, para resolução de problemas básicos nas comunidades.

Lembrou que as autarquias são entidades administrativas que prosseguem interesses públicos de uma circunscrição do território nacional, através de órgãos próprios, dotados de autonomia (em relação ao poder central), dentro dos limites da lei.

Disse ainda que estão envolvidos nestes processos todos os deputados, “pelo menos 51 deputados que formam o Grupo Parlamentar da UNITA.” Entretanto, elogiou o desempenho dos deputados durante os trabalhos que foram efectuados em Luanda no último Sábado e o interesse manifestado pela população da capital do país em saber mais sobre as eleições autárquicas que o país realizará pela primeira vez em 2020

O político declarou que as visitas de campo efectuadas em Luanda pelos deputados da bancada parlamentar do seu partido, no âmbito das jornadas mensais, visam constatar o dia-a-dia das populações e das instituições. Sakala disse que o povo demonstrou grande interesse sobre as eleições autárquicas que serão realizadas dentro de dois anos. Com este gesto, o político assegurou que os cidadãos, independentemente da sua posição política, começam, finalmente, a entender melhor a importância da governação de proximidade.

Durante a visita, informaram ainda os munícipes sobre a importância deste processo, o qual consideraram como “um elemento essencial para a resolução dos problemas da comunidade”, através dos representantes eleitos nos respectivos municípios.

O porta-voz salientou, por outro lado, que o gradualismo (previsto na Constituição) é mais funcional do que territorial, tendo insistido na realização de eleições autárquicas em simultâneo em todo o país, como determina a Constituição da República de Angola(CRA).

Para a realização exitosa deste processo, Alcides Sakala fez um apelo a todos os intervenientes para que participem com civismo, por se tratar de um processo que aprofundará a democracia, a qual considerou como sendo ainda frágil.