IW-Ideias assegura aulas de retórica

IW-Ideias assegura aulas de retórica

A organização procura desenvolver sessões regulares de uma componente em falta em instituições de ensino

Com o II Seminário de Oratória, Retórica e Argumentação, realizado à entrada desta semana no Hotel Agatha, no Morro Bento I, em Luanda, a direcção da Inteligency and Work (WI-Ideias) chegou à conclusão de que é possível potenciar periodicamente os cidadãos com lições de retórica, por via de seminários.

“Porque esta é uma componente em falta no curriculum escolar, mas necessária, para o estudante manifestar o seu saber, para o líder passar a filosofia de trabalho à sua equipa, para o jornalista prender os seus telespectadores ou ouvintes, enfim, para o comunicador atrair a atenção”, disse Inácia Wandy, a responsável da organização que já pensa em diminuir a distância das edições dos referidos eventos.

Importa referir que o primeiro seminário do género aconteceu em fins do ano passado, tendo o segundo ocorrido quatro meses depois, com registo de casa cheia, facto que anima a IWIdeias, ao ponto de estar a pensar em actuar em algumas instituições de ensino do país.

Inácia Wandy explicou que, para este evento específico, o objectivo da organização foi capacitar, qualificar e criar condições para o aprimoramento de todos os participantes, no que diz respeito aos aspectos técnicos e básicos de comunicação e expressão oral e escrita.

Para tal, a Inteligency and Work, procurou seleccionar oradores que, além de argumentos práticos, em retórica televisiva e radiofónica, são formados na área da comunicação, a fim de proporcionar melhores ferramentas aos presentes. A responsável revelou que a satisfação do público foi manifestada de forma escrita, resultante de um inquérito de participação.

“O desafio passa por clarear várias questões ligadas ao uso correcto de voz, vocabulário, postura e dicção, bem como formas de tratamento, construção do pensamento e apresentação, além da abordagem coesa”, detalhou.

A IW-Ideias afirma-se como promotora de eventos académicos, científicos, literários, tendo como principal objectivo a qualificação do indivíduo, com o intuito de mudar e moldá-lo para maior coesão social.