Jovens espancam mulher de 56 anos até à morte

Jovens espancam mulher de 56 anos até à morte

A Polícia Nacional no Huambo registou 24 crimes este fim-desemana, fruto de 19 denúncias feitas pelos cidadãos e cinco pela intervenção directa das forças em serviço

Texto de : Maria Teixeira

Rafael Macoco, de 21 anos, em companhia do cidadão Paulo Canganjo, de 26 anos de idade, estão acusados de terem espancado brutalmente a cidadã Joaquina Nacusso, de 56 anos de idade, por volta da 1 hora da manhã da passada Segundafeira, no município do Bailundo, no interior da residência da vítima. Em declarações a OPAÍS, o porta-voz provincial da Polícia Nacional, Martinho Cavita, revelou que o homicídio resultou de um desentendimento pelo incumprimento de um contrato entre a vítima e os dois jovens, que eram conhecidos pela família da malograda, e que já prestavam serviços a ela.

Os dois prestavam serviços no campo (cultivo). Rafael Macoco foi detido no mesmo dia e o seu companheiro, outro presumível autor, Paulo Canganjo, que na altura encontrava-se em fuga, no dia seguinte. Para além deste crime, a província do Huambo registou ainda sete outros contra pessoas, 15 contra propriedades e dois contra a Ordem e Tranquilidade Públicas.

Os crimes ocorreram nos municípios do Huambo com (18), Caála (03), Katchiungo (02) e Bailundo (01). Martinho Cavita explicou que encontraram uma arma de fogo do tipo pistola Star, em plena tarde de Sábado, no município do Huambo, bairro Lufefena, na via pública, com o cidadão Felicidade Jamba, de 22 anos de idade, já detido. Uma outra ocorrência foi de abuso de confiança ocorrido no município da Caála, na sede, sendo lesada a cidadã Joana Tchamile Pequena, de 18 anos de idade.

O acto foi praticado pelos cidadãos Calulu Soba, de 31 anos de idade e Eduardo Sebastião, de 27 anos de idade, ambos já detidos. O facto ocorreu quando a lesada solicitou aos acusados para que reparassem o seu telemóvel e eles, por sua vez, não honraram o compromisso, tendo-se apoderado do celular e mais três mil Kwanzas. Quanto a outras ocorrências, fizeram a remoção de dois cadáveres e tiveram um caso de mordedura por cão vadio.