loader

Concurso de criatividade sob o signo do comandante Hoji-Ya-Henda

O concurso vai premiar as categorias de melhor Obra Literária Juvenil, Melhor Peça Teatral e Melhor Composição Musical, no âmbito da I edição da Feira Juvenil de Educação, Tecnológicas, Empreendedorismo e Cultura (FEJETEC)

POR: Valquíria Martins

O certame, que decorrerá entre os dias 27 e 29, na tenda do Centro de Conferências de Belas, junta jovens entre os 15 e 35 anos de idade, provenientes das 18 províncias do país, com vista apresentar as suas criações nos domínios da Educação, Tecnologia e Cultura. Assim, após a fase provincial que decorreu de 10 a 17 de Abril, os concorrentes colocam novamente o seu talento à prova, já na fase nacional, em que disputarão com os seus oponentes das demais províncias do país. Desse modo, sob observação de um corpo de jurados idóneo, tal como referiu a OPAÍS Fernando João, membro da organização, os concorrentes serão avaliados com base na qualidade do trabalho, os custos do projecto, o nível de inovação e criatividade, a originalidade e importância dos conteúdos, entre outros factores.

Júri

Fernando João revelou que na mesa do júri estará, para a categoria de “Melhor peça teatral”, Adelino Caracol. Para a “Melhor obra literária”, Carmo Neto; para a “Melhor composição musical”, Eduardo Paim; para o “Melhor projecto de investigação científica”, André Soma; para o “Melhor aplicativo informático ou software”, Rui Santos; o “Melhor Jovem empreendedor”, Samora Quitumba e “Melhor Stand”, a Comissão Nacional Organizadora.

Prémio

O prémio é de “Mérito Hoji-Ya- Henda”, patrono da juventude angolana. Os vencedores deverão receber uma estatueta, um diploma de mérito e um valor pecuniário ainda sob sigilo da comissão nacional organizadora. “Mais do que o valor dos prémios, pretendemos, com a realização desta feira de periodicidade anual, estimular os jovens e identificar futuros talentos e proceder à respectiva orientação académica e técnico-profissional”.

Outras actividades

À margem do concurso, a organização prevê realizar palestras com temáticas diversas, visando promover o debate, com destaque para temas como “Criação Cultural e a participação dos jovens no Desenvolvimento da Cultura Nacional”, além de outras actividades de cariz social, económico e mesmo cultural. “Temos uma soberana oportunidade de descoberta e avaliação do potencial criativo dos jovens, nesses domínios, de forma a que sejam estimulados a continuar, colectiva e individualmente, a trilhar os caminhos para a realização dos seus sonhos”.

Organização

A Feira Juvenil de Educação, Tecnológicas, Empreendedorismo e Cultura (FEJETEC) é uma iniciativa do Secretariado Nacional da JMPLA, visando distinguir e premiar todos os jovens de Cabinda ao Cunene, sem distinção de cor partidária ou credo religioso, que se destaquem nos universos académico e profissional. Saliente-se que esta feira decorre no âmbito das Jornadas Abril Jovem, em curso durante todo mês de Abril, uma homenagem ao patrono da juventude angolana, o comadante Hoji-Ya-Henda.

Últimas Notícias