João Lourenço efectua visita oficial à Zâmbia

João Lourenço efectua visita oficial à Zâmbia

O Chefe de Estado angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, realiza a partir de hoje,02, e amanhã, 3 de Maio, uma visita oficial à Zâmbia, à frente de uma delegação que integra onze ministros e 25 empresários, com o objectivo de reforçar a amizade e a cooperação entre os dois estados

POR: Alexandre Lucas Tchilumbu, em Lusaka

De acordo com o programa da visita, a aeronave presidencial prevê aterrar no Aeroporto Internacional Kenneth Kaunda, em Lusaka, às 10h00 locais (02/05), uma hora a menos em Luanda. João Lourenço será recebido pelo seu homólogo zambiano, Edgar Chagwa Lungu, além de uma significativa recepção, por parte da comunidade angolana, residente na capital zambiana. Para além das conversações oficiais, entre as duas delegações, prevê-se a assinatura de alguns instrumentos jurídicos de cooperação, com destaque para o acordo de supressão de vistos em passaportes ordinários e de serviço e diplomático. A parceria entre os dois Estados inclui o turismo; a assistência mútua administrativa em matéria aduaneira; segurança e ordem pública e agricultura.

A agenda do Chefe de Estado angolano inclui uma visita de cortesia a Kenneth David Kahunda, primeiro presidente zambiano e uma deslocação à Fábrica Universal de Produção de Aço e Indústrias Químicas e Minerais, situada na região de Kafue, a cerca de 40 quilômetros a Sul de Lusaka. A presença do estadista angolano será aproveitada para a realização do Fórum Empresarial Angola Zâmbia, evento que visa promover as oportunidades de negócios nos dois países e estimular as trocas comerciais e o investimento mútuo. Para o efeito, 25 empresários angolanos, envolvendo operadores dos ramos do turismos, comércio, agricultora e indústria, deslocam-se a Lusaka, para com os seus homólogos locais, lançarem as bases, visando dinamizar o intercâmbio econômico, nos dois sentidos da fronteira comum.

A Zâmbia compra a Angola peixe, sal, cimento, combustíveis e lubrificantes e recebe do país vizinho, produtos agrícolas, com realce para o milho, num volume de transações que ronda os 10 milhões de Dólares/ano, estima a Câmara de Comércio, aqui em Lusaka. Ligados por uma fronteira, que se estende por mais de 1000 quilômetros, ambos os governos estão interessados em incrementar o ritmo das trocas comerciais, as quais, presentemente, padecem por ser excessivamente informal e realizadas basicamente por pequenos operadores e pelas populações residentes ao longo  da fronteira. A abertura de rotas de circulação, como é o caso do projecto de construção do canal fluvial, que ligará as localidades de Changombo(Zâmbia) e Rivungo(Angola -Kuando Kubango), a par dos Caminhos de Ferro de Benguela, inserido no âmbito do Corredor do Lobito, constituem os pilares estruturais de um intercâmbio económico, que ganha novo impulso com a presente visita de Estado.

A Zâmbia alberga a segunda maior comunidade Angolana no exterior do país, depois da RDC. Estima-se que mais 25 mil cidadãos nacionais vivem em território zambiano, a maior parte dos quais antigos refugiados de guerra e ex-combatentes, das diferentes etapas de luta. Um encontro com a comunidade Angolana na Zâmbia reunirá na sala de conferências do hotel Intercontinental, em Lusaka, o Presidente angolano e extractos representativos desta comunidade, momento em que João Lourenço ouvirá, certamente, preocupações ligadas à obtenção do Bilhete de Identidade, por parte destes compatriotas, assim como a inclusão na Caixa de Segurança Social das FAA, dos antigos combatentes, viúvas e órfãos de guerra, entre outras preocupações.

A embaixadora de Angola na Zâmbia, Balbina Dias da Silva, considera que a visita do estadista angolano ocorre num momento em que as relações diplomáticas entre Angola e Zâmbia atravessam um bom momento. A diplomata Angolana acredita que a presença do presidente angolano em território zambiano, impulsionará as relações entre os dois povos e estados, expressando, simultaneamente, um sinal claro, no sentido de uma maior aproximação política e diplomática e comercial. A embaixadora sublinha que a assinatura dos acordos previstos, trará um maior incremento no turismo, comércio e, consequentemente, o fortalecimento da amizade e aproximação entre os dois povos. O regresso do Presidente angolano está previsto para as 14h00 de quinta feira , 03/05).