Presidente João Lourenço já em Lusaka

Presidente João Lourenço já em Lusaka

  O Presidente angolano, João Lourenço, chegou as 9h50 a Lusaka, para uma visita oficial de 48 horas à Zâmbia, destinada ao reforço das relações bilaterais.

No aeroporto internacional Kenneth Kaunda, o estadista angolano foi recebido pelo seu homólogo, Edgar Lungu, e outros membros do governo zambiano.

O programa de visita prevê para esta manhã conversações bilaterais, no fim das quais deverão ser assinados acordos nos domínios do turismo, da supressão de vistos em passaportes ordinários, diplomáticos e de serviço.

Um terceiro acordo deverá ainda ser assinado para assegurar a cooperação e assistência mútua administrativa em matéria aduaneira.

Angola e a Zâmbia, nesta primeira visita oficial de João Lourenço como Chefe de Estado, vão assinar, ainda, um acordo de segurança e ordem pública e um protocolo de cooperação no domínio da agricultura.

    Ainda hoje está prevista a realização de um fórum empresarial, evento no qual o estadista discursará para uma plateia constituída por homens de negócios da Zâmbia e de Angola.

A comunidade angolana radicada neste país terá também a oportunidade de apresentar as suas preocupações ao Presidente João Lourenço, num encontro que vai ter lugar por volta das 21 horas (20 em Angola). Entretanto, a meio da tarde, efectuará uma visita de cortesia ao primeiro Presidente do país, Kenneth Kaunda.

Na quinta-feira, depois da visita à Zâmbia, o Chefe de Estado angolano seguirá rumo a Windhoek, para uma visita de Estado à República da Namíbia.

A comitiva do Presidente angolano integra diversos ministros e empresários.