loader

Análise Diária: Conta de bens registou superavit de 2,67 mil milhões USD em Março

O superavit da conta de bens corresponde a um aumento mensal de 32,8%

POR: Atlantico

Espaço Angola

O Comité de Política Monetária (CPM) decidiu manter inalterada a taxa básica, a taxa de juro das Facilidades Permanentes de Cedência e Absorção de Liquidez em 18%, 20% e 0%, respectivamente.  A Conta de Bens registou superavit de 2,67 mil milhões USD no mês de Março, que representa um aumento de 32,8% face ao mês anterior.

Espaço internacional

EUA: O índice Manufactureiro ISM registou uma variação negativa de 3,37%, no mês de Abril, ao fixar-se nos 57,3 pontos. Canadá: O Produto Interno Bruto mensal registou um crescimento de 0,4%, no mês de Fevereiro, uma aceleração de 0,5 p.p. face ao mês anterior.

Visão Atlantico

A Conta de Bens registou superavit de 2,67 mil milhões USD no mês de Março, que representa um aumento de 32,8% face ao mês anterior. O petróleo continua a ser o principal produto de exportação do país, e o aumento dos níveis de preço nos últimos meses têm contribuído decisivamente para o desempenho positivo da conta de bens na balança de pagamento do país. Não obstante a isso, o desempenho positivo da conta durante o período de Março, poderá reflectir o efeito da redução das importações resultante da depreciação da moeda, sendo que se registaram reduções nas quantidades de petróleo exportado em 3,5%, e dos preços das ramas angolanas em 5,1% no mês de Março.  O Produto Interno Bruto referente ao mês de Fevereiro registou um crescimento mensal de 0,4%, uma aceleração de 0,5 p.p. face ao mês anterior. Depois de ter registado uma desaceleração do crescimento económica de 1% no mês de Janeiro, a economia canadiana registou uma aceleração de 0,4% no mês de Fevereiro, influenciada pelo desempenho positivo do sector Industrial que variou 0,435 p.p., Mineração e extração de petróleo e gás com 0,2 p.p., e de Manufactura com 0,098 p.p.

Últimas Notícias