BODIVA movimenta Kz 68,9 mil milhões com o Standard Bank à frente das negociações

BODIVA movimenta Kz 68,9 mil milhões com o Standard Bank à frente das negociações

O Standard Bank ultrapassou o BFA (que manteve a liderança das negociações nos primeiros três meses do ano) em termos de montantes negociados, com um volume de negócios avaliado em cerca de Kz 42 mil milhões

POR: Hélder Caculo

Ao longo do mês de Abril, a Bolsa de Valores e Dívidas de Angola movimentou Kz 68,9 mil milhões, resultantes da realização de mais de 200 negócios. Informações avançadas pela BODIVA realçam que os negócios efectuados no mês de Abril foram maioritariamente realizados no segmento multilateral com montante avaliado em Kz 41,0 mil milhões, enquanto no ambiente bilateral registou Kz 27,9 mil milhões, perfazendo um total de Kz 68 mil milhões. Em termos homólogos, o montante transaccionado de Março a Abril registou um crescimento de Kz 4 mil milhões.

O somatório das compras e das vendas efectuadas pelos membros de negociação da BODIVA, durante o mês em referência, demonstra que o Banco de Fomento Angola (BFA) foi o intermediário financeiro que mais negócios efectuou, sendo responsável por 124 operações, avaliadas em Kz 7 mil milhões. Contudo, o Standard Bank (com 9 negócios) foi a instituição financeira que movimentou o montante maior, cerca de 42 mil milhões. Os bancos Angolano de Investimento (BAI), BIC e Millennium Atlântico também se destacaram em termos de montante negociado e volume de negócios.

Kz 143,2 mil milhões de Janeiro a Março

No primeiro trimestre do presente ano, o montante de dívida pública negociado em bolsa, atingiu os Kz 143,2 mil milhões, segundo o relatório mensal dos mercados divulgados pela BODIVA. O BFA foi igualmente o agente mais activo do trimestre, responsável por operações no valor de Kz 151,4 mil milhões. Segundo dados, de acordo com a média mensal, o mercado secundário de dívida pública movimentou cerca de Kz 47,7 mil milhões nos primeiros três meses, porém Março foi o mês com maior volume (cerca de Kz 64,3 mil milhões). Em termos homólogos, o valor transaccionado de Janeiro a Março, mais do que triplicou, tendo registado um crescimento de 211%.O segmento do mercado que permite negócios multilaterais, acusou a movimentação de 72% do total do trimestre, ou seja, Kz 103 mil milhões, tendo à plataforma de negociações bilaterais cabido os restantes Kz 40,1 mil milhões (28%).