Africa Finance Corporation factura mais de USD 100 milhões em 2017

Africa Finance Corporation factura mais de USD 100 milhões em 2017

A Africa Finance Corporation (AF C) alcançou no ano económico de 2017 o valor de USD 100,3 milhões, e um rendimento de cerca de USD 109,2 milhões. Divulgou recentemente à agência African Media Agency (AMA).

A principal instituição financeira multilateral de desenvolvimento infra-estrutural de África, denominada Africa Finance Corporation (AFC), manteve durante o ano transacto, um resultado sólido, quer no desempenho financeiro, quer operacional, chegando a facturar USD 100,3 milhões. Segundo o documento a que OPAÍS teve acesso, no que diz respeito aos activos, totalizaram USD 4,2 mil milhões um crescimento de 21% do balanço, comparado ao ano anterior. Contudo, o capital próprio totalizou USD 1,5 mil milhões.

De acordo com o documento, a margem financeira somou os USD 142,7 milhões, tendo uma subida de 21% na comparação com o ano anterior. Quanto aos “emolumentos”, referente às comissões, dividendos e demais receitas totalizaram cerca de USD 29,7 milhões perfazendo assim um aumento de 36%. Já o rácio de eficiência situou-se em 19%, sendo o nível mais baixo atingido, porém a posição de liquidez situou-se em USD 1,5 mil milhões.

Sobre a AFC

A AFC, uma instituição financeira multilateral da categoria de investimentos, foi constituída em 2007 com uma base de capital próprio de mil milhão de dólares norte-americanos, com a finalidade de ser catalisadora de investimentos privados em infra-estrutura em toda a África. A AFC investe em activos infraestruturais de alta qualidade que fornecem serviços essenciais aos principais sectores infra-estruturais de energia, recursos naturais, indústria pesada, transporte e telecomunicação. Até à data, a corporação já investiu cerca de 4 mil milhões de dólares norte-americanos em projectos em 28 países do Norte, Leste, Oeste e Sul da África.