IMETRO prepara 2ª edição da Semana de Cinema 2018

IMETRO prepara 2ª edição da Semana de Cinema 2018

O Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRo) realizará, nos dias 24 e 25 do corrente mês, às 9 horas, a 2ª edição da Semana de Cinema, Estudos Nacionais e Africanos (SCENA), em alusão ao dia de África, sob o lema “ África minha identidade” no auditório nobre do IMETRo, em Luanda

Texto de: Valquiria Martins

O certame de perfil multidisciplinar, visa agregar especialistas e antropólogos para reflectir a África nas dimensões histórica, económica, política e social. Para este ano, os palestrantes serão estudantes ligados ao cinema, particularmente à produção de filmes.

Durante o evento, vão decorrer palestras, feiras, sessões de cinema, vistas a salas de cinema e museus, e actividades recreativoculturais. Segundo a organização, além das exibições de filmes, serão analisados factos ligados à história do continente africano, o desenvolvimento do cinema em Angola na narrativa cinematográfica e a produção de filmes. Filmes como “Hotel Rwanda”, O último rei da Escócia, “Mandela, longo caminho pela liberdade”, “Black Panther” e “ Tsotfi” serão exibidos, sendo que o evento contará ainda com o lançamento de obras literárias e actividades músico culturais.

“Ao visitar o Cinemax, os estudantes vão compreender o funcionamento de uma sala de ci-nema, ou como é feito esse processo que resulta nos filmes nas telas”. A organização referiu também que aguarda expectante por esta que é a segunda edição do SCENA 2018, que na edição passada juntou acima de cinquenta mil estudantes e visitantes, cuja primeira edição teve lugar sob o lema “Por esta África que eu amo”, igualmente no âmbito das comemorações do dia de África.