BFA detém primeiro Fundo de Investimento admitido ao Mercado de Valores Mobiliários

BFA detém primeiro Fundo de Investimento admitido ao Mercado de Valores Mobiliários

O “Fundo BFA Oportunidades”, gerido maioritariamente pelo Banco de Fomento Angola, recebeu “luz-verde” da BODIVA para iniciar negociações no Mercado Regulamentado de Valores Mobiliários

POR: Hélder Caculo

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), admitiu, recentemente, à negociação o Mercado de Registo de Operações sobre Valores Mobiliários (MROV), as Unidades de Participação (UP´s) do “Fundo BFA Oportunidades´´, gerido pela sociedade gestora BFA Gestão de Activos, tornando-se assim o primeiro Fundo de Investimento admitido no referido mercado.

Em declarações a OPAÍS, uma fonte ligada à direcção da BODIVA explicou que com esta autorização a sociedade gerida pelo Banco de Fomento Angola (BFA) poderá negociar títulos que detém com entidades interessadas e ter acesso directo à liquidez. “Os investidores vão poder adquirir partes destes fundos de investimentos no BFA, ou seja, um determinado investidor pode comprar uma das participações do fundo”, disse.

Como funciona o MROV ?

O Mercado de Registo de Operações sobre Valores Mobiliários (MROV) é um segmento de mercado de balcão organizado que permite registar negócios previamente realizados, mas não liquidados, de quaisquer tipos de valores mobiliários, que não estejam admitidos à negociação noutros segmentos dos mercados BODIVA. O Fundo BFA Oportunidades é um fundo de investimento registado na Comissão de Mercado de Capitais (CMC), cuja política de investimento privilegia a aplicação do capital em oportunidades detectadas na Dívida Pública Angolana em moeda nacional, com maturidade residual até um ano.

Mais de Kz 200 mil milhões negociados na BODIVA este ano

Até à tarde de ontem, Terça-feira, 08, o relatório da Bolsa apontava para um total de 600 operações realizadas de Janeiro a Maio, avaliadas em Kz 218,6 mil milhões, sendo o BFA o intermediário financeiro com mais negócios intermediados (400 negócios avaliados em Kz 190 mil milhões). Nos primeiros 8 dias do mês de Maio, a BODIVA realizou 94 negócios avaliados em Kz 5 mil milhões. O BFA lidera igualmente as negociações (39), seguindo-se do BIC (21), BNI (15), BAI (5), Standard Bank (1) e Millennium Atlântico (1). Deste total, Kz 949,2 mil milhões foram realizados no segmento Bilateral, enquanto Kz 5,4 mil milhões no Multilateral.