loader

Estadista angolano aborda cooperação com diplomata ruandesa

O reforço da cooperação entre Angola e o Ruanda, incluindo a abertura de representações diplomáticas nos dois países, estiveram no centro da audiência que o Presidente da República, João Lourenço, concedeu, nesta Terça-feira, à ministra ruandesa dos Negócios Estrangeiros, Louise Moushikiwabo

Chegada na noite de Segunda- feira à capital angolana (Luanda), a enviada do Presidente ruandês, Paul Kagame, disse ter transmitido uma mensagem verbal que enaltece a importância do reforço das “excelentes” relações de cooperação existentes.

Afirmou que se tenciona revitalizar a cooperação económica na região da Comunidade Económica da África Central (CEAC), visando tirar proveito do potencial existente, no sentido de servir melhor os dois povos. Os dois Presidentes tencionam incrementar “a agenda comum” de cooperação nas áreas de comércio e investimento, esclareceu.

Louise Moushikiwabo congratula- se pelo facto de ter recebido já o primeiro embaixador angolano no seu país, que deverá ser acreditado proximamente. A ministra dos Negócios Estrangeiros do Ruanda declarou que foi igualmente abordada a paz na região da África Central.

Sublinhou que o Ruanda, na qualidade de presidente em exercício da União Africana, trabalha com países como Angola e o Congo, para o alcance da paz e segurança duradoura na região, e particularmente na República Democrática do Congo (RDC).

A questão da RDC faz parte da agenda dos Chefes de Estados da região, incluindo a realização de cimeiras tripartidas, com a participação de Angola e Congo, para a paz definitiva na região.

Últimas Notícias