Ex-alto membro do Partido Comunista chinês é condenado à prisão perpétua

Ex-alto membro do Partido Comunista chinês é condenado à prisão perpétua

Um antigo membro do alto comité do Partido Comunista da China (PCC), Sun Zhengcai, que chegou a ser considerado como uma figura emergente do país, foi condenado à prisão perpétua por suborno, informou nesta Terça-feira a imprensa estatal.

Sun Zhengcai foi declarado culpado de aceitar o total de 170 milhões de yuans (26,7 milhões de dólares) em subornos, segundo a agência de notícias Xinhua. A sentença também determina o confisco total dos bens de Sun Zhengcai. O tribunal destacou que a pena foi “indulgente” diante da disposição do réu de colaborar com a investigação. Segundo a sentença, as acções de Sun Zhengcai “prejudicaram gravemente o funcionamento normal das organizações nacionais e a integridade da conduta de funcionários públicos”.

Antes de cair em desgraça, SunZhengcai, 54 anos, era o membro mais jovem do Comité Político do PCC e considerado um possível candidato ao Comité Central permanente da direcção do partido, integrado por sete membros e que concentra o poder na China. Para muitos, perfilava-se ainda como o sucessor do Presidente Xi Jinping. Durante o processo, Sun declarou- se culpado e disse estar “arrependido”. Segundo a acusação, Sun aceitou ao longo da sua carreira dinheiro e presentes em troca da ajuda para o acesso a cargos públicos e contratos.

Sun foi o primeiro membro do Comité Político a ser objecto de uma investigação por corrupção nos últimos cinco anos, desde a queda em desgraça de Bo Xilai, potencial adversário de Xi Jinping. Bo Xilai foi condenado em 2013 também à prisão perpétua. Sun Zhengcai ocupava precisamente a mesma posição de Bo Xilai na direcção de Chongqing, a quarta maior cidade da China e uma importante metrópole industrial do Sudoeste. A cruzada contra a corrupção iniciada por Xi em 2012 segue o seu curso e desde então um milhão e meio de altos funcionários foram depostos, segundo número oficiais. Mas alguns suspeitam que Xi utiliza esta cruzada para neutralizar os seus adversários.