Executivo aumenta Orçamento da Educação para 20% em 2022

Executivo aumenta Orçamento da Educação para 20% em 2022

O Executivo perspectiva para o Orçamento Geral do Estado (OGE) no período 2018/2022, um aumento progressivo até 20 por cento destinado à Educação, no âmbito da melhoria da qualidade do ensino, afirmou ontem, Terça-feira, em Luanda, o vice-presidente da República, Bornito de Sousa.

Segundo o vice-presidente, que falava na sessão da manhã do Encontro Nacional de Educação, que se debruçou sobre o financiamento do ensino, a intenção é alcançar as metas do acordo de Dakar, dependendo, no entanto, da efectivação das receitas durante este período. Bornito de Sousa realçou que o sucesso do país passa fundamentalmente por uma aposta na educação e no ensino, valorizando o professor, com salário excelente, regalias, por ser o profissional que transite o conhecimento. Durante a sua intervenção, Bornito de Sousa explicou as razões das alterações feitas nas denominações de algumas províncias no país, como forma de se colocar ordem na grafia, em obediência a Lei da Toponímia e da Lei da Codificação sobre as Localidades.

O vice-presidente informou que foram estabelecidas normas nas respectivas leis que, basicamente, fixam três princípios, nomeadamente sobre a grafia das localidades do tempo colonial, os procedimentos da Lei e os nomes. “Quando se quiser escrever nomes de localidades em línguas nacionais de origem africana devemos uniformizar o nome todo em língua nacional, não apenas mudar algumas letras, como temos verificado em alguns nomes mal escritos”, acrescentou.

O Encontro Nacional de Educação/ 2018, com término previsto para a próxima Quinta-feira (10), tem como finalidade analisar com a sociedade civil o estado actual da educação e ensino em Angola, visando a tomada de decisões mais adequadas para se garantir uma educação inclusiva e de qualidade. Avaliar o desempenho do sistema de educação e ensino face às proposições da política educativa e à qualidade na preparação integral do sujeito para os desafios do desenvolvimento sustentável do país, é outra das finalidades deste encontro.