Aeroporto de Catumbela inundado com água dos esgotos

Aeroporto de Catumbela inundado com água dos esgotos

Um vazamento no Aeroporto Internacional da Catumbela, Terçafeira, 8, deixou as zonas públicas parcialmente inundadas com água proveniente das fossas sépticas e espalhado um cheiro nauseabundo

Texto de: Zuleide de Carvalho, em Benguela

Um incidente de saneamento básico ocorrido no Aeroporto Internacional da Catumbela, às 11h da manhã de Terça-feira, resultou no vazamento de água dos esgotos. Sem o sistema de ventilação funcional, o cheiro nauseabundo alastrou-se nas instalações.

O jornal OPÁIS ouviu o responsável provincial da ENANA e director do aeroporto, Armindo Chambassuco, que revelou estarem a ser feitos trabalhos de limpeza do espaço e desobstrução dos esgotos, no aeroporto, que iniciaram na tarde do dia 8 e teram terminado ontem, 9 de Maio.

“Houve retorno das águas num dos sanitários, provocando inundação nas áreas de serviço”, esclareceu, tendo acrescentado que já viveram problemas semelhantes, porém, sem a propagação das águas para as zonas abertas, circunscrevendo- se apenas às casas de banho.

Quanto às razões que estiveram na base do episódio, que esta semana levou muitos frequentadores do local a deplorar as condições de higiene no Aeroporto Internacional da Catumbela, o responsável justificou-se, alegando que “a população utiliza mal” os quartos de banho.

Os comportamentos nada cívicos assinalados consistem no “depósito de objectos, materiais não higiénicos” nas sanitas, que “causaram a obstrução da tubagem que faz a evacuação das águas para as caixas principais”. Resultado, as águas residuais alagaram a área onde se concentram o café, a casa de câmbio e banco, a entrada do aeroporto e uma parcela da zona para realização do check-in.

Essa situação gerou desagrado no seio dos passageiros que, apesar de se mostrarem incomodados pela água e o forte cheiro, foram compreensivos o bastante e não se exaltaram, testemunhou o responsável Armindo Chambassuco.

“Em termos operacionais, não causou grandes problemas. Tivemos sim alguns transtornos. As pessoas entenderam que é o retorno das águas, assinalou. Interpelado sobre a constante inoperância dos aparelhos de ar condicionado no Aeroporto Internacional da Catumbela, tornando o recinto demasiado quente e abafado, intensificando o cheiro fedorento, na Terçafeira, o director enunciou: “felizmente está em reparação.”

Os passageiros poderão ter algum conforto ao permanecerem nas instalações, pois “o trabalho já iniciou, e o calor vai fazer parte do passado”, prometeu. Todavia, o aeroporto também apresenta problemas no fornecimento de energia eléctrica.