Cruzes canhotas!

Cruzes canhotas!

O preço do barril de petróleo no mercado internacional ultrapassou os 75 dólares norte-americanos, bem acima dos 50 dólares com que foi desenhado o Orçamento Geral do Estado para este ano de 2018. É provável que os preços se mantenham nesta fasquia, ou mesmo que subam um pouco mais, depois de os Estados Unidos da América terem rasgado o chamado acordo nuclear com o Irão e das notícias de novos lançamentos de mísseis de Israel contra a Síria, procurando atingir forças iranianas naquele país.

Portanto, boas notícias para Angola. Mas não será por aí que teremos os dólares outra vez nos nossos bancos, a maka é outra.

O vice-presidente da UNITA, Raul Danda, é que não está pelos ajustes, propôs imediatamente uma revisão do Orçamento Geral do Estado, agora que há mais dinheiro. Estamos mesmo já em clima pré-eleitoral. Sabe-se que este Orçamento tem boa parte do seu financiamento na dívida, seria imprudente alterá-lo, já.

Por outro lado, o país soma tantos atrasados que conviria recuperá- los primeiros, como quem lava a cara para se apresentar a terceiros, depois. Além de que as notícias dizem que as nossas reservas internacionais decresceram. Há uma outra palavra importante: poupança.

Aliás, duas: poupança e rigor. Vamos primeiro arrumar a casa, disciplinar os gastos, dar qualidade aos investimentos e pensar em diminuir os furos do cinto depois. Além de que não sabemos como se irá comportar o mercado nos próximos meses. Depois do sufoco, só de imaginar que o preço pode baixar, é melhor fazer figas, rezar e bater três vezes na madeira.