loader

REUNIÃO DO COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES JUNTO DAS NAÇÕES UNIDAS EM NAIROBI.

Realizou-se hoje 10 de Maio em Nairobi a 142* Reunião do Comité de Representantes Permanentes do Programa das Nações Unidas para o Ambiente(UNEP). ANGOLA foi representado pelo Embaixador SIANGA ABILIO , Representante Permanente junto da ONU em Nairobi.
A Reunião promove o encontro dos Representantes Permanentes com objectivo de analisar e deliberar sobre o estado do Programa das Nações Unidas para o Ambiente(UNEP).
Além disso, este fórum alberga debates activos e actualizações do Panorama Mundial Ambiental e a repercussão das iniciativas e acções politicas globais. O Comité reconheceu as vantagens de celebração do acordo histórico entre a República da Coreia e a República Popular Democrática da Coreia que aportará inúmeros benefícios para o panorama politico mundial e que , consequentemente, implicará acordos de cooperação entre os paises asiáticos, incluindo a proteção e recuperação de Ecossistemas e Espécies em perigo de extinção.
Foi destacado o tema das Mudanças Climáticas , reconhecido pelo Secretário-geral das Nações Unidas como ” a maior ameaça sistemática para humanidade ” cujas consequências são vividas diariamente e com maior repercussão nos paises considerados vulneráveis como é o caso das recentes inundações no Quênia.
Encorajou-se os paises à seguir o exemplo da China e da Índia concernente a implementação e expansão dos programas de uso de Energia Solar nos seus respectivos paises para afrontar a incessante demanda energética , Programa intrinsecamente relacionado com a Iniciativa do Cinturão e Rota. Neste sentido destacou-se a importância dos Acordos bilaterais e multilaterais para o panorama ambiental mundial além dos benefícios sociais e económicos que este tipo de acordos podem trazer aos paises.
O Comité dos Representantes Permanentes considera concluido o processo preparatório da Quarta sessão da Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente que decorrerá em Nairobi de 11-15 de Março de 2019, sob o tema ” Soluções Inovadoras para os desafios Ambientais e Produção e Consumo Sustentáveis”, que será imediatamente precedida pela Quarta Reunião Aberta do Comité de Representantes Permanentes de 4-8 de Março de 2019.
Fim da conversa de chat

Últimas Notícias