Cimeira do ano será a 12 de Junho na Singapura

Cimeira do ano será a 12 de Junho na Singapura

A cimeira do ano já tem data e local. Donald Trump e Kim Jong-un vão encontrar-se em 12 de Junho na Singapura.

POR: Michael Brown, em Nova Iorque

O anúncio foi feito pelo Presidente dos EUA, via Twitter. “Ambos procuraremos fazer da cimeira um momento especial para a Paz no mundo”. O anúncio põe fim a mais uma fase no processo de negociação entre os dois países. A primeira face compreendeu a discussão da oportunidade da cimeira e o estabelecimento de pré-condições para que a mesma tivesse lugar. As questões principais em agenda na cimeira incidem no encerramento do programa nuclear da Coreia do Norte, princípio ao qual os EUA não fazem concessões.

Estarão igualmente em discussão o estacionamento de cerca de 30 mil soldados na Coreia do Sul e a desmilitarização da península coreana. A esperada cimeira é um epílogo de um processo que registou trocas de desafectos entre Donald Trump e Kim Jong-un . Nesse entretanto, e embora estivesse submetito a sanções, Pyongyang conduziu vários testes nucleares. O encontro de Junho próximo segue-se a um outro que na zona desmilitarizada entre as duas Coreias juntou os líderes do Norte e do Sul.

Esse foi o primeiro encontro de alto nível entre os dois países, desde 1953, ano em que assinaram um armistício. Esta será a segunda vez que Singapura acolhe um encontro desta natureza, pois que em 2015 foi sede da cimeira que reuniu os líderes da China e de Taiwan. A dada altura, a possibilidade de a cimeira ter lugar na zona desmilitarizada entre os dois países foi aventada – hipótese que foi descartada -.O anúncio foi feito poucas horas após à chegada a Washington de três cidadãos norte-americanos que estavam presos na Coreia do Norte.