Mais de 40 mil cidadãos aderiram ao programa bankita em 2017

No Norte do país, concretamente nas províncias do Zaire e cabinda, 49.600 cidadãos procederam, desde 2011 até 2017, à campanha de abertura de contas bancárias em diversos bancos comerciais, no âmbito do programa “bankita” levada a cabo pelo Banco Nacional de angola (BNA)

O s números foram foram revelados, Sexta-feira,11, em Mbanza Kongo, pelo técnico da área de acompanhamento da supervisão comportamental da região norte do Banco Nacional de Angola (BNA), Augusto Alfredo Chinzego.

Segundo o responsável, que dissertava em palestra o tema “Direitos e deveres do consumidor de produtos financeiros bancários e inclusão de finanças e o seu impacto no desenvolvimento do país”, o ano de 2016 foi o mais produtivo nesta matéria, ao registar 15 mil e 290 novos beneficiários nas duas regiões do país.

Explicou que muitos desses clientes evoluíram de conta “bankita” para poupanças à ordem ou contas normais, com direitos aos serviços bancários garantidos aos consumidores,  além das obrigações a que são também sujeitos.

Destacou o direito do consumidor à qualidade dos bens e serviços proporcionados, à informação e esclarecimento, à garantia dos seus produtos e à protecção na relação do seu consumo.

A qualidade dos serviços prestados, a protecção de dados pessoais, o atendimento prioritário às reclamações são, entre outros, os direitos que o cidadão deve conhecer para os fazer valer no acesso aos serviços financeiros, segundo a fonte.

A necessidade de fornecer dados reais às instituições bancárias é um dos deveres que o consumidor deve observar perante a entidade bancária, aconselhando-se, para a necessidade da denúncia às instituições competentes quando os direitos estejam a ser violados.

A palestra, inserida no programa do BNA que visa educar financeiramente os cidadãos, prevê encontros semelhantes a serem realizados também no mercado fronteiriço do Luvo (Mbanza Kongo), onde se espera promover uma campanha de abertura de contas bankita.

Actividades do género serão extensivas aos municípios do Tomboco e Nzeto, ainda este mês, devendo chegar ao Soyo, em Junho próximo. A abertura da conta bankita em qualquer banco comercial é feita com 100 Kwanzas e é geralmente para cidadãos nacionais de baixa renda. Pode evoluir para uma conta convencional ou normal desde que o cliente complete até 100 mil Kwanzas de poupança.