Editora Acácias realiza 1ª edição da Semana do Livro em Benguela

Editora Acácias realiza 1ª edição da Semana do Livro em Benguela

As actividades, a decorrerem de 16 a 21 do corrente, seraõ preenchidas com recital de poesia, apresentações e lançamentos de obras literárias, palestra e concerto musical. Será ainda apresentado o Concurso Literário Acácias Rubras, que vai premiar três escritores

Texto de: Antónia Gonçalo

Para saudar os 401 anos da Cidade de Benguela, que se assinalam a 17 do corrente, a Editora Acácias realiza a 1ª edição da Semana do Livro Acácias, que decorrerá de 16 a 21, sob o lema “O livro mais próximo do leitor”.

A actividade, realizada com a parceria do Movimento Lev ‘Arte Angola, Movimento Livraria Shalom e da Associação Literária de Angola, será preenchida com recital de poesia, apresentações e lançamentos de obras literárias e concertos musicais. Durante a semana será apresentado o Concurso Literário Acácias Rubras.

Segundo o director-geral- adjunto da Editora Acácias, Kiocamba Cassua, o objectivo da Semana do Livro é constar entre as actividades realizadas em prol do aniversário da cidade de Benguela. “Como sabemos, Acácias é uma denominação da cidade de Benguela.

Por esta razão, não queríamos ficar de fora, queremos transformar a província no segundo palco literário da própria editora”, apontou. Kiocamba Cassua realçou que, com o referido projecto, pretendem, de igual modo, levar o livro mais perto dos leitores, tendo avançado que a próxima edição será realizada em Junho, na província de Malanje. Referiu que a actividade em Malanje será realizada em parceria com a Proarte do Ritmo, Biblioteca Provincial e a Direcção Provincial da Cultura.

Outras actividades Durante a semana serão apresentados os livros “Networking, “Outros sorrisos nos nossos lábios”, “Acasos e melomanias urbanas“, “O general tranquilo”, de Sandra Mateus, Kiocamba Cassua, Luís Kandjimbu e Rui de Sá Dibala, respectivamente.

As referidas obras serão lançadas no Instituto Superior Politécnico Maravilha, no Museu de Arqueologia, e no quartel do Regimento Aéreo da Catumbela. Haverá ainda o lançamento do livro “Retratos meus e de Benguela”, de Fernando Jordão, bem como um espectáculo musical com o “Conjunto Angola 70”, no Museu de Arqueologia.

A semana do Livro Acácias será ainda preenchida com a realização da palestra sobre “Empreendedorismo Cultural”, por Adilson Cassua, na Universidade Katyavala Buíla. Concurso Literário A apresentação do Concurso Literário Acácias Rubras será no dia 19, no auditório da Rádio Benguela. Este visa premiar obras literárias na vertente da prosa (romance, conto, ensaios literários).

Kiocamba Cassua realçou que serão premiados três vencedores, um em cada categoria. Avançou que as obras serão recebidas no período de um mês (25 de Maio a 25 de Junho), posteriormente serão analisadas, sendo que o seu lançamento será realizado em Novembro, mês da Editora Acácias.

O Concurso Literário Acácias Rubras tem como objectivo dar a oportunidade a novos escritores de verem as suas obras publicadas, enriquecer o mercado literário angolano na vertente da prosa, cultivar a qualidade das obras literárias e dar voz aos jovens escritores angolanos.