Maior bolsa de negócios do sul abre hoje as portas

Maior bolsa de negócios do sul abre hoje as portas

Expositores de Luanda, da Huíla e de Benguela buscam por parcerias na Feira Internacional de Benguela, onde o sector bancário está em grande representação com cinco bancos comerciais

POR: Miguel Kitari

Com o lema “A MAIOR BOLSA DE NEGÓCIOS DO SUL DE ANGOLA” arranca hoje, às 15 horas, no Estádio Nacional de Ombaka, província de Benguela, a 8ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB). Segundo o director-geral da Eventos Arena, os objectivos da FIB mantêm-se os mesmos e consistem na promoção e desenvolvimento das potencialidades económicas e industrial da região sul do país, cuja principal plataforma logística está instalada na província de Benguela. “Atrair investimentos nacionais e estrangeiros capazes de apoiar o desenvolvimento da região, e reunir os principais agentes económicos e sociais, consta dos objectivos”, referiu Manuel Novais.

Manuel Novais reiterou que, na presente edição não vão contar com participação estrangeira tem na promoção e desenvolvimento das potencialidades económicas e industrial da região sul do país, cuja principal plataforma logística está instalada na província de Benguela. “Atrair investimentos nacionais e estrangeiros capazes de apoiar o desenvolvimento da região, e reunir os principais agentes económicos e sociais, consta dos objectivos”, referiu Manuel Novais. Manuel Novais reiterou que, na presente edição não vão contar com participação estrangeira, mas com empresas estrangeiras com sede em Angola, sem, no entanto, avançar os seus nomes. O evento que faz parte das festividades dos 401 anos da ascensão da cidade de Benguela à categoria de cidade vai juntar 150 expositores vindos do extremo sul, do centro e do norte do país. Na última edição, realizada em 2017, o vento contou com 120 empresas entre expositores, parceiros e patrocinadores, e cerca de 20.000 visitantes.

Para este Evento, a organização prevê reunir numa área bruta de 12.000 metros quadrados, acima de 20.000 visitantes e 150 expositores, e como patrocinador principal – a Unitel. Estarão presentes expositores de diferentes sectores de activade designadamente a Unitel, Anglobal, Africa Pharmacy, Águas de São Gonçalo, Águas da Chela, Banco BIC, BFA, Nova Sotecma, ZAP, Banco Económico, Millennium Atlântico, BPC, Ferpinta, Fabrimetal, Soba Catumbela, Cartaplast, Integrity, Porto do Lobito, Ensa, entre outros participantes. Essas empresas estarão em representação dos sectores da Agricultura, Agropecuária e Pescas, Banca, Automóvel, Educação, Alimentação e Bebidas, Construção Civil, Comércio e Distribuição. A Feira Internacional de Benguela, de perfil multi-sectorial, é a feira mais importante da Região Sul de Angola, e uma plataforma de referência no estabelecimento de contactos e na criação de uma rede de negócios ao serviço do desenvolvimento das empresas, da província de Benguela e do país, de forma geral. A FIB que vai já na sua 8ª edição, é uma co-organização da Eventos Arena, com Patrocínio Institucional do Governo Provincial de Benguela.