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Ministra apela aos pais a darem mais atenção aos filhos

Apesar das alterações verificadas na dinâmica actual das sociedades ditas modernas, a ministra da Acção Social Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) defende que os pais devem acompanhar os filhos e estar mais atentos, para que estes sejam educados e instruídos a adoptar um bom comportamento.

POR: Maria Teixeira

O Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) está a realizar desde ontem, 16, e até 18, em Luanda, o seu I Conselho Consultivo Alargado, sob o lema Acção Social Fortalecida em Prol das Famílias e do empoderamento da mulher na comunidade. Esta reunião tem como objectivo dar a conhecer as atribuições do sector e a sua estruturação, linhas de actuação, dinâmicas de trabalho, bem como os grandes desafios deste departamento ministerial, entre outros.

Em declarações à imprensa, a ministra do MASFAMU, Victória da Conceição, disse que continuarão a trabalhar com os pais para responder às preocupações e a chamar a atenção para continuarem a educar as crianças a partir do seio familiar, vindo a escola como complemento. “Temos visto famílias a destituir- se do seu papel pondo na rua as crianças, internando e colocando no beiral os idosos, mesmo com condições afectivas e materiais para os manter no seio da família. Enfim, é uma série de problemas que preocupa também o Estado”, disse. Segundo a responsável, pode-se conceber políticas e programas, mas se não houver consciencialização por parte das famílias, para exercerem o seu verdadeiro papel, não teremos uma sociedade saudável.

Por isso, o ministério apela para um trabalho intersectorial, com os parceiros da sociedade civil organizada, igrejas, organizações não-governamentais, bem como o apoio do sistema das Nações Unidas. Apela aos pais que tiverem crianças em sua guarda para que as continuem a educar, criando crianças educadas e instruídas, mas no seu verdadeiro papel de uma educação integral. Sabe-se, referiu, que é na infância, mais propriamente desde o nascimento, que a criança desenvolve de modo intenso as primeiras ferramentas para o convívio social, tem as primeiras noções de valores morais e também, por meio de actividades apropriadas, aprimora as suas capacidades cognitivas e motoras.

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