PR de Moçambique inicia diálogo com nova liderança da Renamo

PR de Moçambique inicia  diálogo com nova liderança da Renamo

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, anunciou na Quinta-feira, em Maputo, que já deu início ao diálogo com a nova liderança da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, sobre o processo de descentralização no país..

“Já iniciei o processo de diálogo com a nova liderança da Renamo e espero que se finalize o pacote de descentralização com maior celeridade possível”, afirmou Nyusi, que falava durante um banquete oferecido ao seu homólogo do Uganda, Yoweri

Museveni, que visita Moçambique desde Quinta-feira.

O chefe de Estado moçambicano assinalou que a implementação do processo de descentralização implicará uma revisão pontual da Constituição da República.

Filipe Nyusi destacou que já mantinha um diálogo directo com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, que morreu no dia 03 de Maio.

“Tomámos o diálogo como método, uma abordagem pragmática da construção de um futuro de prosperidade para o povo moçambicano, numa perspectiva humana e de profundo respeito pela vida dos moçambicanos que continuavam em risco”, salientou.

A Renamo é dirigida interinamente por Ossufo Momade, chefe do Departamento de Defesa e deputado à Assembleia da República, na sequência da morte de Afonso Dhlakama.

Filipe Nyusi e Afonso Dhlakama tinham chegado a acordo sobre uma proposta de revisão pontual da Constituição da República para o aprofundamento do processo de descentralização do país, encarando esse passo como essencial para a manutenção da paz.