Ex-espião russo Sergei Skripal teve alta do hospital em Salisbury

Ex-espião russo Sergei Skripal teve alta do hospital em Salisbury

O ex-coronel dos serviços secretos russos Sergei Skripal, que foi condenado pela Justiça russa por espionagem a favor dos interesses britânicos, já teve alta do hospital, informou na Sexta-feira (18) o Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra.

‘Sergei Skripal teve alta do hospital da cidade de Salisbury”, lê-se no comunicado da entidade sanitária. “Notícia fantástica: Sergei Skripal sente-se suficientemente bem para deixar o Hospital Distrital de Salisbury”, informou Cara Charles-Barks, directora do hospital. Ela declarou que a recuperação rápida foi possível graças a um trabalho duro e ao alto nível de profissionalismo dos funcionários do hospital. “Eles mostraram o melhor trabalho do Serviço Nacional de Saúde”, sublinhou Charles-Barks.

A filha do Skripal, Yulia, tinha tido alta do hospital há várias semanas. No dia 16 de Abril, o Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra informou que Skripal já não estava em estado crítico. A 4 de Março, Sergei Skripal, exoficial da inteligência militar russa, e a sua filha Yulia foram encontrados inconscientes perto de um shopping na cidade de Salisbury com sinais de envenenamento com um agente tóxico.

Segundo Gary Aitkenhead, chefe do centro de pesquisa militar da Grã-Bretanha, em Porton Down, os especialistas não conseguiram identificar a fonte do agente nervoso, no entanto, as amostras obtidas foram identificadas como sendo uma substância tóxica parecida com a substância A-234 (também conhecida como “Novichok”). Londres acusou Moscovo de estar envolvida no ataque, alegando que a substância com a qual Skripal foi envenenado era de fabricação russa. Moscovo rejeitou repetidamente todas as acusações, qualificando-as de infundadas.