BNA anuncia venda de divisas para pagamentos em atraso no estrangeiro

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou ontem em comunicado que prevê a realização de vendas directas de moeda estrangeira no mês de Maio corrente e em Junho, visando a regularização de pagamentos de bens e serviços em atraso no exterior.

Segundo a nota de imprensa, enviada a OPAIS, a disponibilidade limitada de recursos em moeda estrangeira nos últimos anos resultou na acumulação de operações de importação de mercadoria e serviços a aguardar cobertura cambial e pagamento aos fornecedores estrangeiros.

“Com o objectivo de regularizar esta situação e com base em informação recebida dos bancos comerciais, o BNA procedeu à análise dos atrasados com data de licenciamento anterior a 2018 e estabeleceu um cronograma para a sua regularização, que será operacionalizado através de vendas directas de moeda estrangeira nos meses de Maio e Junho do ano em curso”, lê-se no documento.

Entretanto, o BNA recomenda aos agentes económicos a não assumirem novas responsabilidades cambiais sem consulta e garantia prévia por parte dos bancos comerciais da capacidade de cobertura cambial. Alerta igualmente para a necessidade de se priorizar a aquisição de bens e serviços locais sempre que possível, concorrendo assim para a estabilidade da economia e para a preservação do valor da moeda nacional.