Memorial Dr. António Agostinho Neto apresenta “Textualidades” com João Maimona

Memorial Dr. António Agostinho Neto apresenta “Textualidades” com João Maimona

Considerado pela crítica nacional e internacional como o maior poeta angolano da geração 80, João Maimona é poeta, ensaísta e dramaturgo

A quarta edição do projecto literário “Textualidades – Conversas com os Leitores”, do Memorial Dr. António Agostinho Neto, realiza- se Sexta-feira próxima, 25, às 16 horas, com o escritor e poeta angolano João Maimona.

O acesso à actividade é livre e segundo o programa, após a apresentação da Biografia de João Maimona, seguir-se-á um acto de declamação de poemas e uma conversa aberta entre leitores e o autor sobre o seu percurso e perspectivas literárias. Pela crítica nacional e internacional considerado o maior poeta angolano da geração oitenta, João Maimona é poeta, ensaísta e dramaturgo.

Nasceu em 1955, em Kibocolo, Maquela do Zombo, província do Uíge. Estudou Humanidades Científicas em Léopoldoville, actual Kinshasa e capital da actual Republica Democrática do Congo.

Em 1978 fixou residência na província do Huambo onde, em 1985, se licenciou em Medicina Veterinária pela faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Agostinho Neto (UAN). É membro da União dos Escritores Angolanos e autor dos livros “Trajectória Obliterada (1985)”, “Les roses perdues de Cunene (1985)”, Traço de União (1987), “As Abelhas do Dia (1988)”, “Quando se ouvir o sino das sementes (1993)” entre outros títulos em poesia e de teatro.

“Textualidades” O Programa “Textualidades” é uma iniciativa do Memorial Dr. António Agostinho Neto em que os autores dialogam com os seus leitores e cujos livros são expostos.

Bendinho de Freitas, referência poética da nova geração de escritores angolanos, bem referenciado pela crítica angolana e espanhola, inaugurou o “Textualidades”, seguindo- se os escritores João Tala e Lopito Feijóo.

Depois do autor de trajectória obliterada, Amélia Dalomba encerra o primeiro semestre de encontros com autores. Além de “Textualidades”, outras actividades culturais têm estado a decorrer no âmbito do programa de actividades culturais do Memorial Dr. António Agostinho Neto.