Política externa analisada em reunião de embaixadores

Política externa analisada em reunião de embaixadores

Os chefes das missões diplomáticas de Angola no exterior juntam-se, entre hoje (23) e Sexta-feira (25), em Luanda, na oitava reunião de embaixadores para discussão e análise de temas refrentes à nova política externa do Estado angolano.

O Presidente da República, João Lourenço, procederá à abertura do fórum, sob o lema: “A política externa de Angola – Estratégia de inserção no contexto internacional actual”, uma matéria que no início do seu mandato recomendou aos representantes angolanos a elegerem como bandeira no exercício de uma diplomacia económica. O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, reputa como bastante importante o encontro que vai traçar as linhas orientadoras da politica externa angolana à luz dos novos desafios.

“É um fórum importante para a acção da diplomacia angolana, e, naturalmente, queremos que, sendo a primeira reunião no nosso mandato, reflicta também algumas das novas linhas que queremos implementar na execução da política externa de Angola”, frisou.

A reunião vai aflorar “as linhas mestras da política externa angolana”, “a estratégia da política externa angolana” e “a adaptação desta estratégia à nova realidade e desafios do executivo”. Participarão no encontro 50 embaixadores e 30 directores do Ministério das Relações Exteriores. Segundo o programa a que OPAÍS teve acesso, também será feita a entrega de diplomas de mérito aos oito embaixadores que este ano pediram a sua reforma.