Presidente João Lourenço enaltece esforços da diplomacia no alcance da paz

Presidente João Lourenço enaltece esforços da diplomacia no alcance da paz

Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, enalteceu esta quarta-feira, em Luanda, o papel desempenhado pela diplomacia angolana, a par do esforço militar realizado pelas FAA no contexto de todas as acções que o país empreendeu, ao longo de algumas décadas, para o alcance da paz.

Ao discursar na VIII Reunião de Embaixadores, numa iniciativa do Ministério das Relações Exteriores, o Chefe de Estado angolano afirmou que a segurança que o país beneficia representa um avanço fundamental sobre o qual assenta toda a iniciativa política que se realiza, para se promover o progresso e desenvolvimento da nação.

Destacou o papel desempenhado por exímios diplomatas angolanos, entre os quais o antigo Presidente José Eduardo dos Santos, que, a seu ver, conduziu com mestria e saber o processo de reconhecimento pela comunidade internacional do Estado angolano, fundado a 11 de Novembro de 1975.

Adiantou que, mais tarde, toda essa acção diplomática permitiu à nação angolana sobreviver perante a hostilidade do regime do Apartheid e dos seus aliados e ao mesmo tempo afirmar-se como nação solidária com os povos oprimidos da África Austral e do resto do mundo.

Referiu que tal coordenação teve resultados positivos na batalha do Cuito Cuanavale sobre o regime do Apartheid, nos acordos de Nova Iorque, de 22 de Dezembro de 1988, na base dos quais deram-se passos positivos para a regularização do conflito no sudoeste de África, no âmbito do qual foi possível a proclamação da independência da Namíbia, a 21 de Março de 1990 e o fim do regime racista da África do Sul.

“Temos um percurso no campo da diplomacia que nos podemos orgulhar e procurar honrar, em cada um dos actos que praticamos, para que deixemos um legado importante às futuras gerações de diplomatas angolanos aos quais deve caber a responsabilidade de manter intactas a nossa independência e os grandes objectivos da democracia, liberdade, paz e desenvolvimento”, expressou.

Participam na VIII Reunião de Embaixadores, que encerra na sexta-feira, os 59 chefes de missões diplomáticas que representam Angola na América, Europa, Ásia e África.