Projecto de agricultura familiar será expandido pelo país

Projecto de agricultura familiar será expandido pelo país

O secretário de Estado da Agricultura e Florestas, Carlos Alberto Jaime, assegurou ontem, em Luanda, o compromisso de cooperar com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no desenvolvimento da agricultura familiar.

POR: Maria Custódia

O responsável disse que, ante a vulnerabilidade e o nível de insegurança nutricional e ambiental que as populações ainda enfrentam, conjuntamente com os técnicos do FIDA, o sector que dirige continuará fortemente empenhado na elaboração do próximo projecto para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Acrescentou ainda que o mesmo será implementado em quatro províncias do Norte do país nomeadamente Uíge, Cuanza- Norte, Huambo, Zaire e em três províncias do Sul do país que serão Benguela, Namibe e Cunene. Carlos Alberto Jaime, que discursava no workshop sobre a avaliação da “Estratégia e do Programa do País”, financiado pelo FIDA, defendeu a necessidade de promover e assegurar facilidades para o escoamento da produção agrícola através das estradas terciárias, a reabilitação de pontes, a instalação de postos médicos, as escolas rurais e os sistemas de captação de água. Esclareceu que recentemente o FIDA participou como co-financiador, conjuntamente com o Banco Mundial, no projecto MOSAP, num projecto de desenvolvimento da agricultura para o mercado implementado nas províncias de Malanje, Huambo e Bié.

Segundo ele, o projecto permitiu ao sector da agricultura implementar as escolas de campo como instrumento importante para a capacitação das famílias camponesas na aprendizagem e aperfeiçoamento e transferência de conhecimentos sobre as novas tecnologias. Por outro lado, o director do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), David Tunga, assegurou que o FIDA, em parceria com o Governo angolano, já ajudou mais de cinquenta mil famílias camponesas e pretendem, com a implementação de novos projectos, atingir mais famílias. Acrescentou que o FIDA está no país há acerca de 30 anos, e neste período vem implementando um conjunto de projectos que têm contribuido para a assistência técnica das famílias na perspectiva do aumento da produção e da produtividade.