loader

Arranca hoje a 2ª edição da Semana de Cinema no IMETRO

Durante a actividade que termina amanhã, 25, serão exibidos filmes africanos, incluindo uma feira cultural, com animação artística, e uma sessão de discussão e análise com cineastas nacionais e estrangeiros

Texto de: Antónia Gonçalo

O Instituto Superior Politécnico Metropolitana de Angola (IMETRO) acolhe a IIª edição da Semana de Cinema (SCENA), que hoje teve início, sob o lema “África, minha identidade”, promovida pelo Departamento de Ciências Humanas, Educação e Artes da referida instituição.

Durante a actividade que termina amanhã, 25, serão exibidos filmes africanos, nomeadamente, “Distrito 9”, “Mandela: longo caminho para a liberdade”, “Darfur – o último rei da Escócia”, “Invictus”, “Hotel Rwanda”, “Repórteres de guerra” e “God loves Uganda”. Haverá também uma feira cultural, animação artística e um programa pedagógico de discussão e análise com cineastas nacionais e estrangeiros.

Trata-se de uma palesta sobre “A produção cinematográfica”, “As origens do cinema – O cinema africano” e “O roteiro e a produção cinematográfica”, orientados pelos cineastas Henrique Narciso, Mawete Paciência e o português João Nunes. Haverá ainda um debate sbre “As tendências e os desafios do cinema angolano”, com a participação de Nguxi dos Santos, Maria João Ganga, Henrique Narciso, Mawete Paciência e Óscar Gil.

Outras actividades

O evento conta ainda com a realização de visitas guiadas à salas de cinema e museus, com os estudantes. Segundo a organização do evento, a SCENA tem como objectivo a promoção do cinema africano, assim como a investigação científica da cultura africana.

A mesma conta com apoio do Instituto Angolano de Cinema e Audiovisual (IACA), da Associação dos Profissionais de Cinema de Angola (APROCIMA) e da sala de cinema Cinemax.

A SECENA A SECENA é uma actividade anual, dedicada à promoção do cinema e da cultura africana. Com este evento pretende-se envolver os estudantes de Cinema e Televisão, Jornalismo, Direito e Pedagogia (e outros interessados), visando incentivá-los na criação artística e na investigação científica.

Últimas Notícias