Síria acusa EUA de bombardearem propositadamente os seus campos de petróleo

Síria acusa EUA de bombardearem propositadamente os seus campos de petróleo

“Eles o fizeram para que paguemos dezenas de milhões de dólares para reiniciarmos o trabalho nesses campos”, denunciou o vice-ministro das Relações Exteriores da Síria, Faisal Mekdad.

O diplomata sublinhou que alguns campos de petróleo são controlados, no momento, por vários grupos, incluindo os curdos das Forças Democráticas da Síria (FDS). “Queríamos frisar que os curdos fazem parte do povo sírio.

Não queremos que quem quer que seja […] trabalhe nos interesses de outros países contra os interesses da Síria. Espero que eles [os curdos] o entendam”, advertiu Mekdad.

Além disso, Damasco acredita que os Estados Unidos apoiam as forças curdas “enquanto os interesses das partes coincidirem”. Segundo as estimativas do especialista russo Dmitry Marinchenko, director do grupo de recursos naturais e matérias-primas Fitch, poderão ser precisos centenas de milhões de dólares para recuperar a indústria petrolífera síria que sofreu grandes danos durante as acções militares ocorridas no país.

O conflito armado na Síria existe desde 2011. No fim de 2017, a Síria e o Iraque proclamaram a vitória sobre o grupo terrorista do Daesh. No entanto, em algumas regiões destes países ainda permanecem jihadistas.