UNITA defende maior divulgação da História verdadeira de Angola

UNITA defende maior divulgação da História verdadeira de Angola

Esta segunda maior força política do país alega que parte da nossa história está mal contada, por isso, urge a necessidade de ser recontada para se repor os verdadeiros factos

POR: João Katombela, na Huíla

O secretário provincial da UNITA na Huíla defendeu, esta semana, na cidade do Lubango, a necessidade de se promover uma maior divulgação da História de Angola, para o conhecimento das novas gerações. Alcibíades Kopumi fez estas declarações por ocasião do 55º aniversário do Dia de África, que se assinala amanhã, 25 de Maio, acrescentando que a História de Angola deve ser bem contada, por fazer parte da História de África. Em entrevista a OPAÍS, afirmou que muitos factos e acontecimentos que se deram ao longo dos tempos em Angola ainda não são conhecidos por muitos jovens, pelo facto de a História do país “estar mal contada”. Para a fonte, passados 55 anos da proclamação do Dia de África, é necessário que se faça algo para que se fale mais sobre a História do Continente, e de Angola. Referiu haver ainda muita coisa que deve constar na verdadeira História de Angola, a ser contada por ancestrais, académicos, e pelos próprios historiadores, sobretudo nativos, para que não seja desvirtuada.

Sobre o continente

Falando propriamente da data, Kopumi disse notar alguma evolução em vários domínios, apesar de alguns constrangimentos que impedem o seu desenvolvimento. Esses avanços, segundo o entrevistado, são visíveis nos domínios sociais, político, económico, cultural e desportivo em vários países do nosso continente.

Governação

O responsável partidário criticou o modelo de governação de alguns países do continente, tendo acusado alguns dirigentes de se aproveitarems cargos que ocupam para o seu enriquecimento fácil, promovendo a corrupção, o nepotismo, o clientelismo e o tráfico de influência. Esses factores são apontados por Alcibíades Kopumi como sendo os grandes empecilhos que impedem o continente africano de atingir altos níveis de desenvolvimento.

Avanços

Na opinião do nosso entrevistado, apesar destes males que enfermam alguns Estados africanos, há outros que estão a evoluir em várias áreas do saber, onde despontam quadros de reconhecida capacidade, e que estão a dar cartas não só no “continente berço”, mas também noutras partes do Mundo. Ele acredita que só com o fim da corrupção este continente poderá desenvolver-se e atingir patamares como a Europa, Ásia e América. Disse que a África, a cada dia que passa, está a reforçar o seu capital humano e, num futuro mais próximo, poderá ver resolvidas as prementes questões que afligem os seus povos, caracterizadas por um elevado índice de pobreza, guerras e outros males sociais.