Erikson Rodrigues apresenta em livro “Os bastidores da escrita criativa de uma telenovela”

Erikson Rodrigues apresenta em livro “Os bastidores da escrita criativa de uma telenovela”

O livro “os bastidores da escrita criativa de uma telenovela”, da autoria do guionista Erikson Rodrigues, sai a público a 8 de Junho, com venda e sessão de autógrafos, na Academia BAI, a partir das 18 horas, em Luanda

Texto de: Jorge Fernandes

Trata-se de um livro que reúne em 153 páginas, três capítulos, designadamente, o “Surgimento da telenovela”, o “Processo criativo da escrita de uma telenovela”, explicado detalhadamente, e “Entrevistas” com autores guionistas da Globo, SIC e TPA, com realce para Rui Vilhena, Margareth Boury, Maurício Gyboski, Inês Gomes, Gilberto Braga, Fausto Galvão, Tomás Ferreira, Duca Rachid, Alcides Nogueira e Sílvio de Abreu, onde é abordada a temática relativa às suas metodologias de trabalho.

Segundo o autor, a ideia de escrever o livro surgiu em 2014, quando ainda fazia parte da equipa de escrita da novela da Semba Comunicação, Jikulumessu. Realçou ter sido uma escola para ele. “Aprendi a desenvolver um projecto de novela, escrever sinopses, desenvolver as tramas, e achei que seria interessante compartilhar com o mundo a minha experiência”, lembra.

Durante o período em que começou a elaborar o livro, ressalta não ter havido nenhum tipo constrangimento, antes pelo contrário, foram vividos momentos de alegrias por ter conseguido entrevistar 10 autores de novelas que muito admira e por esse facto é-lhes bastante grato.

Ficção Nacional

Por outro lado, ao caracterizar o estado actual da ficção nacional, Erikson Rodrigues realçou que no passado o país produzia mais novelas e mini-séries. Em contrapartida, hoje há mais preferência para importar do que para produzir localmente. “Depois entra-se no dilema de estarmos a perder a nossa identidade cultural.

A novela funciona quando apresenta um espelho da sociedade e do povo que a forma”, adverte o guionista, acrescentado que, para se poder escrever com criatividade é preciso, antes de tudo, escolas e professores competentes para leccionar o curso de escrita criativa.

“Em Angola não conheço nenhuma faculdade com o curso de escrita criativa, o que acaba prejudicando quem não tem dinheiro para fazer esse tipo de curso no Brasil ou Portugal, por exemplo”, desabafou.

Projectos

Posteriormente à venda do livro, em Angola, o autor tem a pretensão de proceder ao lançamento da referida obra no Brasil e em Portugal. Ambiciona, por outro lado, voltar a escrever novelas. Daí que são inúmeros os projectos em carteira, sendo certo que mantém a disposição de continuar a trabalhar. E ainda, dar o seu contributo ao país, promovendo cá cursos de escrita criativa para telenovelas.

Percurso

Erikson Rodrigues é guionista de novelas e programas de entretenimento. Começou a escrever novelas com 21 anos de idade, tendo feito parte da equipa de guionistas da novela da Semba Comunicação, Jikulumessu, em 2013. Dois anos depois, foi convidado pela TV Zimbo para ser guionista da estação, onde, até à presente data, está vinculado contratualmente.

Saliente-se que os autores por si entrevistados são criadores de telenovelas muito conhecidas e exibidas no país, entre as quais “Boogie Oogie”, “Império”, “Celebridade”, “Páginas da Vida”, “Cama de Gato”, “Tempo de Amar”, “Belíssima” (todas da Rede Globo). “Mar Salgado” (SIC), “Vidas Ocultas” e “Reviravolta” (TPA).