loader

Líderes das duas coreias têm segundo encontro na zona desmilitarizada

O gabinete presidencial da coreia do sul disse no sábado (26) que o presidente do país, Moon Jae-in, realizou uma reunião com o seu colega norte-coreano, Kim Jongun, na zona desmilitarizada

“Os dois líd e r e s trocaram as suas opiniões para implementar a Declaração de Panmunjom de 27 de Abril e ter uma cúpula bem-sucedida entre a Coreia do Norte e os EUA […] Moon anunciará o resultado da reunião de hoje às 10:00 da manhã de Domingo”, disse o porta-voz Yoon Young-chan, citado pela agência de notícias Yonhap.

Segundo o gabinete presidencial, os dois líderes reuniramse para discutir o possível encontro de Kim com o presidente dos EUA, Donald Trump. O encontro foi realizado em meio às incertezas da parte do presidente dos EUA sobre a possível cimeira de cúpula com Kim Jong-un.

No início desta semana, Trump disse que estava a cancelar esta muito aguardada reunião, referindo a uma “tremenda raiva e hostilidade aberta”. Entretanto, o presidente norteamericano disse mais tarde que estavam em andamento conversações com a Coreia do Norte, e que a cúpula cancelada com Kim Jong-un poderia prosseguir “no dia 12”, uma suposta referência a 12 de Junho, data anteriormente marcada para o encontro.

Em Abril, os dois líderes, Kim Jong-un e Moon Jae-in, tiveram uma cúpula histórica no “povoado da trégua” de Panmunjom. Os dois responsáveis oficiais assinaram uma declaração conjunta acordando tomar as medidas para apoiar os esforços internacionais que visam a desnuclearização da península coreana e prosseguir com os programas de reunião para as famílias coreanas separadas

. Na sequência do encontro, Trump disse que se reuniria com o líder norte-coreano nas “próximas semanas”.

Últimas Notícias