BNA funde taxas de juro de cedência de liquidez

BNA funde taxas de juro de cedência de liquidez

A medida da fusão da taxa de liquidez foi tomada pela Comissão de Política Monetária do BNA, que se reuniu na última semana, em Luanda.

Comissão de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola decidiu reduzir a taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez em dois pontos percentuais, de 20% para 18% e fundi-la com a Taxa BNA, de referência do mercado, informou o banco central em comunicado divulgado Quinta-feira, em Luanda. A decisão da CPM, que vai passar a reunir-se bimestralmente, ao invés de mensalmente como até à data, “visa reflectir de uma forma clara o custo efectivo da cedência de liquidez aos bancos comerciais pelo banco central.”

A CPM decidiu também reduzir o coeficiente das Reservas Obrigatórias em moeda nacional de 21% para 19% e manter inalterado em 15% o coeficiente das Reservas Obrigatórias em moeda estrangeira, bem com a taxa de juro da facilidade permanente de absorção de liquidez. “Estas decisões tiveram como fundamento ajustar e melhorar a eficácia dos instrumentos de política monetária, contribuindo para a continuidade do processo de estabilização macroeconómico e solidez do sistema financeiro”, lê-se ainda no comunicado.

O comunicado do banco central informa também ter vendido aos bancos comerciais em Abril 596,33 milhões de euros, tendo a venda acumulada, no corrente ano, sido de 2842,13 milhões de euros. As Reservas Internacionais Brutas situavam-se no final de Abril de USD 2018 17,55 mil milhões, contra USD 17,70 mil milhões no final de Março, montante esse que representa 7,31 meses de cobertura das importações de bens e serviços.