Polónia interessada nos minérios da Huíla

Polónia interessada nos minérios da Huíla

O secretário de Estado polaco das Relações Exteriores, Marek Magierowski, manifestou o interesse de empresas mineiras do seu país estabelecerem parcerias e possíveis investimentos para desenvolver o sector das minas na província Huíla, rica em ouro, granitos e outros recursos minerais..

O secretário de Estado polaco das Relações Exteriores, Marek Magierowski, avançou que o seu país pretende criar e desenvolver cooperações no sector mineiro da província da Huíla. “Na Polónia, as empresas do sector são mais dinâmicas e ambiciosas, elaboram planos gananciosos de expansão no estrangeiro. Tenho a certeza de que Angola, a Huíla em particular, com tantos recursos mineiros, podem ser atraentes para muitas empresas polacas desta área”, disse. Avaliou a escolha da cooperação com a Volodia Wielpolskie, uma das províncias da Polónia, como “excelente”, por ser uma das regiões mais dinâmicas e energéticas em termos de desenvolvimento económico, tanto assim que, se a Huíla quiser continuar a cooperação, aquela região do seu país é a “melhor escolha”.

Avançou que a referida região tem muitas empresas privadas e é uma das localidades mais liberais em termos de regulações económicas, além de estar localizada geograficamente perto da Alemanha. Sublinha que os contactos com a Alemanha são fortes, e a região tem muitas experiências de colaboração com outros países, por isso entende que as empresas da Volodia Wielpolskie de outras áreas estarão ainda mais interessadas em países como Angola.

O governador provincial da Huíla referiu que o encontro foi um contacto de cortesia, pois já tem uma carta de intenção assinada em Março que continuam a aprofundar. “Penso que o secretário de Estado da Polónia para as Relações Exteriores vai continuar a reforçar as nossas intenções com a região da Volodia Wielpolskie, na Polonia. Precisamos de empresas que possam investir no sector das minas, pois o investimento ainda é lento, temos os recursos, mas precisamos de explorá-los para servir as nossas populações”, salientou.

A cooperação da Volodia Wielpolskie (Polónia) na província da Huíla começou em Março de 2016, quando recebeu a primeira visita de uma delegação proveniente daquele país. Posteriormente, receberam mais cinco delegações, entre empresariais e institucionais. O protocolo de cooperação entre as duas regiões foi assinado entre ambas as partes no mesmo ano (2016), e desenvolve-se em torno de fomentos de parcerias empresariais, troca de experiências e articulação de projectos de investimento no sector agrícola, turismo, infra-estruturas, economia, recursos mineiras, transporte e mobilidade regional.