Mais de 800 empresários angolanos buscam negócios na China com apoio do Banco SOL

Mais de 800 empresários angolanos buscam negócios na China com apoio do Banco SOL

Empresários angolanos afectos à Câmara de Comércio Angola- China (CAC) poderão ver facilitada a aquisição de divisas para custear viagens de negócios na República Popular da China, fruto de uma parceria da agremiação de empresários com o Banco Sol

Texto de: Helder Caculo

Câmara de Comércio Angola- China (CAC) vai assinar, em Junho, um acordo de parceria com a Agência Sol Turismo, afecta ao banco com o mesmo nome, liderado por Coutinho Nobre Miguel, na perspectiva de promover as trocas comerciais entre os dois países Em declarações a OPAÍS, o vicepresidente da CAC, Luis Gomes dos Santos, vincou que o objectivo do referido acordo é promover as relações comerciais entre os dois países que actualmente vive um declínio, resultante da actual crise económico- financeira.

“Se nos colocarmos na posição de consumidores, verificamos que nos últimos tempos tem se registado um decréscimo na relação comercial entre Angola e China, particularmente para os agentes económicos que operam no comércio e que pretendem trazer mercadorias da China para Angola. E este decréscimo resulta da situação económica e financeira que o país enfrenta”, referiu.

“O Banco Sol é nosso associado, e esta parceria pretende facilitar a aquisição de divisas para custear as despesas dos empresários que quiserem deslocar- se à China para negócios”, assinalou.

O responsável disse que este ano os chineses farão mais 100 milhões de viagens ao estrangeiro, movimentando cerca de USD 102 mil milhões. Referiu que actualmente a CAC conta com 800 empresários angolanos e 200 chineses. O objectivo é que este número se multiplique para 5.000 nos próximos anos.

Balança Comercial em queda

Sem avançar números, o vice-presidente da Câmara comercial admitiu que nos últimos tempos a balança comercial entre Angola e China tem registado queda, em resultado do actual momento macroeconómico.

Daí o objectivo da CAC fomentar as trocas comerciais entre os dois países. Em 2017, as trocas comerciais entre Angola e a China aumentaram acima de 43% totalizando USD 22,34 mil milhões, segundo estatísticas dos Serviços da Alfândega da China.