Presidente da associação dos inventores processa colegas por difamação

Presidente da associação dos inventores processa colegas por difamação

Em causa está uma alegada acusação de desvio de fundos, denunciado por dois membros da associação

Texto de: Ireneu Mujoco

O presidente da Associação Angolana de Inventores e Inovadores(A@ii), Bitombokele Lei Gomes, vai intentar uma acção judicial contra dois membros desta instituição, por crime de injúria e difamação. Trata-se de Wilmer Carlos e Laurindo Adélio Sacramento, que o acusam de desvio de um suposto dinheiro da associação, cedido pelo então presidente da República, José Eduardo dos Santos, por altura em que recebeu uma delegação dos inventores e inovadores.

No dia 10 de Novembro de 2016, José Eduardo dos Santos havia recebido no Palácio Presidencial da Cidade Alta, em Luanda, uma delegação dos inventores e inovadores, chefiada por Lei Gomes, depois de ter participado numa feira internacional na República Federativa do Brasil.

A comitiva ter-se-á deslocado à Cidade Alta para entregar um troféu ao antigo Presidente da República, como reconheci-mento do seu empenho na investigação científica em Angola. Em declarações aO PAÍS, Lei Gomes afirmou que durante o encontro com José Eduardo dos Santos, em momento algum falouse em dinheiros, tendo a conversa se cingido exclusivamente ao troféu.

Acrescentou que, nos últimos dias, os seus dois colegas da associação, Wilmer Carlos e Laurindo Sacramento, veem acusando- o de ter recebido um valor não especificado das mãos do antigo Presidente destinado a associação.“

Além de mim, estiveram no encontro mais pessoas, e em momento algum o presidente Eduardo dos Santos me entregou dinheiro ou cheques para associação”, referiu. Sem apoios Lei Gomes frisou que a sua instituição nunca recebeu apoios financeiros de organismo algum do Estado, e sobrevive da ajuda de amigos da associação e de pessoas singulares.

“Desafio estes dois colegas a mostrarem provas de que recebi dinheiro da Cidade Alta”, afirmou o responsável, para quem a única forma de resolver este assunto é encaminhá-lo aos órgãos de justiça, pois que já contratou um advogado para acompanhar o caso, cuja queixa será apresentada hoje no Serviço de Investigação Criminal(SIC) de Luanda. Acrescentou que a pretensão dos seus dois colegas é denegrir a sua imagem por fins inconfessos.

Recentemente, segundo Lei Gomes, os dois membros deram entrevistas a uma rádio em que denunciaram o suposto desvio de fundos da associação por parte do presidente. Informou que nem o Ministério da Ciência e Tecnologia ou uma outra instituição apoiou financeiramente a associação, desde a sua existência. Apontou que a única parceira da associação é a Embaixada da Suécia, que, segundo ele, tem dado o devido apoio para a realização das suas actividades.

Revelou que há muito tempo a instituição luta para obter o estatuto de um organismo de utilidade pública, mas sem sucesso. Refira-se que em Abril do ano em curso, Lei Gomes foi premiado com uma medalha de ouro na 46ª edição do Salão Internacional das Invenções de Genebra, na Suíça. A distinção resultou da apresentação do seu projecto designado “Mandombe 01”.

Este projecto é um novo código tecnológico que se pretende implementar em África e permitirá codificar os conhecimentos científicos numa perspectiva genuinamente africana. Através deste novo código é possível conceber uma nova linguagem nas áreas de informática, mecânica, física e matemática.

Outras premiações Em 2016, Lei Gomes participou também numa feira na República Federativa do Brasil, na qual arrebatou um outro prémio com a apresentação do projecto “Malonda 01”, que é um laboratório móvel de física, que é usado na Marinha de Guerra de Angola (MGA).